23 março 2006

Evangelho Segundo São Marcos cap. 1º

16. "Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.
17. Jesus disse-lhes: Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens.
18. Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no.
19. Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo.
20. Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram
."

Simão e André “...deixaram as redes e seguiram-no (Jesus)”, Tiago e João “deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram”. Vemos que precisamos tomar duas atitudes básicas para entrar no serviço de Cristo: Deixar e Seguir.
Por deixar algo, entendo que são as renúncias que precisamos fazer para ser discípulos; nossa vontade própria, nosso pensamento egoísta, o amor e o apego às coisas que não são de Deus... Sem isso é impossível seguir Jesus, no próprio evangelho o Senhor diz: Mt 10,38-39 “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
Aquele que tentar salvar a sua vida, perdê-la-á. Aquele que a perder, por minha causa, reencontrá-la-á”.
A outra atitude, segundo esta passagem das Escrituras é seguir; quem segue sempre vai atrás, trilhando o mesmo caminho que o Mestre da Galiléia trilhou. Em João 8,12 Jesus diz; “Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” Andar em trevas ou andar na luz, eis uma escolha não muito difícil. Tenho uma filha de quatro anos que não dorme no escuro por nada neste mundo...
Estes preceitos são difíceis, temos que confessar, mas é edificante deixar tudo para seguir Jesus.