01 março 2010

Abra os seus olhos, Jesus está do seu lado

Leitura bíblica: Lc 24,13-33

De Jerusalém a Emaus tem mais ou menos 10 km, dava uma caminhada de mais ou menos 3h e como aqueles homens talvez estivessem com os olhos cheios de lágrimas, não conseguiram enxergar que fora Jesus quem chegara ao seu lado. O próprio Jesus perguntou por que eles estavam tristes. Vers. 17. Jesus está sempre preocupado com os seus seguidores, com seu bem estar. Eles eram seus discípulos, viviam ao lado do Messias, presenciaram milagres, curas, libertações, comeram os pães que o Rabi multiplicou, dentre outras tantas maravilhas realizadas no pouco tempo em que viveu o Mestre, em forma humana, dentre a humanidade. Agora tudo estava acabado, pairava no ar uma tristeza cruel – isso presenciamos na Semana Santa, podemos vivenciar as dores do Filho de Deus – eles viveram a primeira Semana Santa, tudo era novo, tudo era muito dolorido... Pelo menos eles tiveram uma atitude boa, forçaram aquele homem a ficar com eles. Ao partir do pão eles reconhecerem Jesus.

Fica conosco Senhor, precisamos de ti. Não se separe de nós.

Infelizmente, nosso mundo ensina que sempre que há um problema, a solução é a separação, o divórcio. Conheço famílias separadas, e faço uma analogia ao ato de se rasgar uma folha de papel: tente rasgar um papel ao meio e você vai ver que sempre sobra uma parte de um dos lados grudado no outro. Vejo o divórcio assim: Um sempre leva um pedaço do outro consigo, pois no casamento eles se tornaram “uma só carne”. Sem contar o dano na vida dos filhos...

A solução para uma família em crise não é a separação, é o diálogo, a oração, é pedir pra Jesus “fica conosco Senhor”.



Senhor, tu estás sempre ao nosso lado.

Como somos incrédulos, cegos diante de tanta beleza, diante de tantas bênçãos que o Senhor nos concede. Como aqueles discípulos, - que e bíblia não nomeia, pois temos que colocar o nosso nome nos seus lugares -, vivemos olhando para as tristezas e dando um valor acima do que realmente valem. Mas estás ao nosso lado, perdoa-nos e mostre-nos o Pão Vivo, que alimenta e dá coragem de seguirmos nossa vida.



Um homem foi ao barbeiro.

E enquanto tinha seus cabelos cortados conversava com ele.

Falava da vida e de Deus.

Dai a pouco, o barbeiro incrédulo não agüentou e falou:

- Deixa disso, meu caro, Deus não existe!

- Por quê?

- Ora, se Deus existisse não haveria tantos miseráveis, passando fome!

- Olhe em volta e veja quanta tristeza. É só andar pelas ruas e enxergar!

- Bem, esta é a sua maneira de pensar, não é?

- Sim, claro!

O freguês pagou o corte e foi saindo, quando avistou um maltrapilho imundo, com longos e feios cabelos, barba desgrenhada, suja, abaixo do pescoço.

Não agüentou, deu meia volta e interpelou o barbeiro:

- Sabe de uma coisa?

- Não acredito em barbeiros!

- Como?

- Sim, se existissem barbeiros, não haveria pessoas de cabelos e barbas compridas!

O barbeiro falou:

- Ora, eles estão assim porque querem. Se desejassem mudar, viriam até mim!

E o cliente concluiu:

- Agora, você entendeu.