06 maio 2011

Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente


"Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós". (Cl 3,13)

As cartas de são Paulo nos dão maravilhosas fontes de ensinamento humano e religioso.

Não podemos deixar passar desapercebido em nossa vida, em nossa caminhada uma tão bela fonte de vida que nos dá um verdadeiro mapa na vivência comunitária e familiar.
Procurei no dicionário e me deparei com uma bela definição do verbo “suportar”, palavra que inicia o versículo acima, veja:
Etimologia: suportar
lat. supporto,as,ávi,átum,áre 'levar de baixo para cima; transportar subindo, acarretar; suster, servir de apoio, ter em mão' (Houaiss).

Creio que estamos acostumados ao sentido negativo dessa palavra. Mas quero dedicar um pouco de atenção ao fato de que o apóstolo Paulo estava escrevendo para uma comunidade cristã.

Se observarmos os escritos paulinos veremos que o ex-perseguidor de cristãos queria ensiná-los a bem viver, a bem conviver.

Estamos vendo o Brasil e o mundo serem assolados por uma grande onda de violência, principalmente praticadas contra crianças e mulheres.

Mas eu sou otimista e percebi uma corrente do bem em três casos que marcaram a opinião pública no Brasil.

Massataka Ota, pai do pequeno Ives Ota, então com 8 anos de idade, que foi seqüestrado e morto por três homens quando brincava na sala de sua casa em 1997. Esse homem esteve ao lado de Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, morta pelo pai, para dar-lhe apoio naquele momento tão difícil.

Dias atrás foi celebrada missa de sétimo dia do massacre de crianças em Realengo e quem estava naquela ocasião para ser um apoio as famílias? Ana Carolina Oliveira. Ela teve o apoio daquele pai que teve o coração destroçado e, mesmo destroçada também, foi ser apoio às mães que se encontram na mesma situação.

“Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente”. Como sempre a Palavra de Deus nos ensina a viver melhor. Não perca essa chance de crescer na sua vida familiar, suporte, ame , perdoe.

Seja um apoio à sua metade, pois, como metade, ele ou ela necessita de você para sobreviver.
Sustente a sua metade, pois, como metade, ele ou ela não pode existir sem você.

Paz e Bem
A realidade é Cristo