01 julho 2011

Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem (Lc 23, 34)

ombro

Todo ser humano, e por que não, todo ser vivo, necessita ser cuidado.

Quando criança as mães esvaziam-se de si mesmas – literalmente, para que cresçamos e sejamos bebes fofinhos e para que todos que vejam essa criança tenham vontade de apertar as bochechas. Quem nunca fez isso? É quase um ritual: bebê bochechudo é um imã.

É sabido que o filhote do ser humano é uma das criaturas mais frágeis da natureza, bem diferente de outros filhotes. Por isso, nos dias seguintes ao parto, as mães estão exauridas, as pequenas crias lhe sugam as energias.

O cristão, como o termo já define, tem o dever de ser “outro cristo”, imitando o que o Mestre ensinou.

Dentre tantos ensinamentos de Nosso Senhor, está o cuidar dos seus, tratar bem aos seus, interessar-se pelos seus.

No trecho do evangelho acima, era Jesus quem precisava de cuidados, mas Ele olhou ao redor e pediu algo que para nós seria impossível: Perdoar.

É preciso estar atento em nossa família, em nossa comunidade, em nosso bairro, às pessoas que porventura estão sofrendo. Elas esperam que algum seguidor de Jesus Cristo, que comunga o Pão da Vida, que conhece o Livro Sagrado, esperam que essa pessoa coloque seus ensinamentos em prática, dando um ombro, uma mão, uma oração, para que seus males sejam abreviados.

Não podemos negligenciar e falar que não é conosco, pois é sim, recebemos uma missão importantíssima em nosso batismo, pregar o evangelho com sinais prodígios e milagres (Mc 1,15 – At 5,12).

Se você sabe dar conselho, faça isso por um amigo.

Se você sabe escrever, escreva algo de bom a um amigo.

Se você sabe cantar, cante louvores e pessoas serão convertidas.

Saiba que esses dons, Jesus nos deu para podermos deixar o mundo um pouco menos cinza.

Amar ao próximo deve ser sinônimo de cuidar do próximo.

O exemplo da mãe acima é iluminador. Morrer para si mesma para que o rebento seja o mais fofinho possível.

O exemplo de Cristo na cruz é vital. Despojar-se de si, mesmo sendo Deus, para seus filhos tenham vida em abundância.

Olhe ao seu redor e veja se não tem ninguém necessitando de um ombro para reclinar a cabeça.

Paz e bem!