28 junho 2012

A família: via da Igreja


2. Dentre essas numerosas estradas, a primeira e a mais importante é a família: uma via comum, mesmo se permanece particular, única e irrepetível, como irrepetível é cada homem; uma via da qual o ser humano não pode separar-se. Com efeito, normalmente ele vem ao mundo no seio de uma família, podendo-se dizer que a ela deve o próprio fato de existir como homem. Quando falta a família logo à chegada da pessoa ao mundo, acaba por criar-se uma inquietante e dolorosa carência que pesará depois sobre toda a vida. A Igreja une-se com afectuosa solicitude a quantos vivem tais situações, porque está bem ciente do papel fundamental que a família é chamada a desempenhar. Ela sabe, ainda, que normalmente o homem sai da família para realizar, por sua vez num novo núcleo familiar, a própria vocação de vida. Mesmo quando opta por ficar sozinho, a família permanece, por assim dizer, o seu horizonte existencial, como aquela comunidade fundamental onde se radica toda a rede das suas relações sociais, desde as mais imediatas e próximas até às mais distantes. Porventura não usamos a expressão «família humana», para nos referirmos ao conjunto dos homens que vivem no mundo? CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II ÀS FAMÍLIAS
"Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte". (2Cor 12,10)

Estamos nos deparando com uma onda muito forte no sentido de degradar a família na forma de como a igreja ensina: O mistério divino da Encarnação do Verbo está, pois, em estreita relação com a família humana. Não apenas com uma — a de Nazaré —, mas de certo forma com cada família, analogamente a quanto afirma o Concílio Vaticano II do Filho de Deus que, na encarnação, «Se uniu de certo modo com cada homem» (5). Seguindo a Cristo que «veio» ao mundo «para servir» (Mt 20, 28), a Igreja considera o serviço à família uma das suas obrigações essenciais. Neste sentido, tanto o homem como a família constituem «a via da Igreja».

“Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte".
Mesmo que queiram acabar com a santidade da família, sabemos que ela vai se fortalecer ainda mais, visto que a Igreja zela por essa sagrada instituição.
É no seio da familia que aprendemos o respeito ao outro, aprendemos o amor, aprendemos  a perdoar, aprendemos o Evangelho.
É preciso acreditar na familia como alicerce. Onde o amor e a partilha devem prevalecer.
Onde é que você aprendeu a amar o próximo?
Onde é que você aprendeu a perdoar a dar perdão?
Onde é que você aprendeu o respeito a outrem?
Onde é que você aprendeu repartir seu pão, suas roupas, seu papai, sua mamãe?

A resposta é  “na família”,  por que “O mistério divino da Encarnação do Verbo está, pois, em estreita relação com a família humana.”


Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>