19 julho 2012

É fácil ser cristão? - "Em Damasco, as pessoas fogem, rezam e esperam, olhando para os mártires"

Damasco (Agência Fides) - As bombas, tiroteios, violência, gritos e mortes permeiam a cidade de Damasco, neste momento. A população "sofre, espera, foge, reza e, nessas horas trágicas, dirige o olhar para os Beatos Mártires de Damasco, cuja 10 de julho, celebramos a memória", disse à Agência Fides Dom Samir Nassar, Arcebispo maronita de Damasco.
O Arcebispo descreve a situação na capital síria: "Pelas ruas de Damasco se vê gente que foge, há refugiados que, desesperados, atravessam a cidade em busca de abrigo A falta de estruturas de caridade, o embargo e os limitados recursos disponíveis não ajudam a resolver esta situação de emergência e alimentam a ansiedade".
No testemunho enviado à Agência Fides, o Arcebispo afirma: "Nesta fase de violência irracional, as nossas vozes são sufocadas pelo longo calvário da nação e por uma complexidade que bloqueia qualquer solução diplomática. A nação está afundando na dor e na violência e ainda não se vê o fim, estamos com mais de dezesseis meses de um conflito prolongado".
Dom Nassar sublinha a grave prática de sequestro com objetivo de extorsão: "Para além das divisões políticas, o desemprego e a insegurança prolongados favorecem o fenômeno terrível de pessoas sequestradas a fim de extorquir. Muitas vezes elas são sequestradas na saída da escola ou da fábrica, e são filhos de pais de família. Vocês precisam ver o pânico e a ansiedade das famílias que lutam para recolher de parentes, vizinhos, amigos e paroquiais uma quantia de dinheiro suficiente para salvar um filho, um irmão ou o pai sequestrado. Essa horrível prática paralisa a vida social. A prática do culto se enfraqueceu, as crianças não vão mais para a catequese e as atividades pastorais definham. Muitas famílias cristãs, apavoradas, pensam apenas em como deixar o país".
"A comunidade cristã, exausta - conclui o Arcebispo – se dirige, no silêncio e oração, aos mártires, que em 10 de julho solenemente recordamos. Trata-se dos três irmãos, Francisco, Abdel-Mooti e Rafael Massabki, leigos católicos maronitas, beatos e martirizados durante a perseguição desencadeada pelos turcos, em 1860, contra a Igreja. Eles nos lembram o que Jesus disse aos discípulos: Não tenham medo". (PA) (Agência Fides 18/7/2012)


Fonte: Fides.org

Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>