28 janeiro 2013

Tragédia de Santa Maria - RS : solidariedade da Igreja e da ONU

Santa Maria (RV) - Foram confirmadas as mortes de mais três vítimas do incêndio de Santa Maria. Com isso, o número de mortos na tragédia chega a 234.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, há mais de cem feridos, sendo a maioria hospitalizada na cidade. Outros foram transferidos para Porto Alegre.
De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012. O Ministério Público está analisando a possibilidade de pedir prisão dos donos da boate, de integrantes da banda “Gurizada Fandangueira” e de outros envolvidos no episódio.
Uma das hipóteses para o começo do incêndio é de que um dos integrantes da banda tenha usado uma espécie de sinalizador, que pode ter causado faíscas e dado início ao fogo. A banda também costuma se apresentar usando efeito pirotécnico conhecido como sputnik. As duas situações são proibidas em locais fechados.
O Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, publicou no final da tarde de domingo, 27, uma "Nota de pesar e solidariedade".
No documento, que será encaminhado ao clero de São Paulo esta segunda-feira, 28, o Arcebispo recomenda a todos os padres de sua Arquidiocese que celebrem missas em intenção das vítimas do incêndio, bem como pelos feridos e pelos familiares.
O Cardeal escreve: “No ano em que a Igreja no Brasil se alegra pela oportunidade única de valorizar a juventude e celebrar a sua vida, com a realização da Campanha da Fraternidade e da Jornada Mundial da Juventude, recebemos a chocante notícia da morte de mais de 230 jovens em Santa Maria, RS. A tristeza aumenta com a constatação de que a tragédia foi consequência de uma série de erros e omissões, certamente evitáveis, se tivessem sido observadas as normas de segurança prescritas. Em nome da Arquidiocese de São Paulo, apresento as mais sinceras condolências aos familiares e parentes das vítimas dessa dolorosa tragédia, fazendo votos de que as causas desse acidente sejam cuidadosamente apuradas e suas lições, aprendidas, para que no futuro, não aconteçam novas tragédias semelhantes em Santa Maria e em todo o Brasil”.
Também a Pastoral da Juventude Nacional publicou uma nota, manifestando profunda tristeza e dor com a notícia da tragédia. “Projetos de vida e sonhos foram interrompidos abruptamente pela fatalidade e pela falta de cuidado. Convocamos toda a sociedade brasileira a ser cuidadora da vida da juventude, promovendo ações pela vida, efetivando políticas públicas de juventude e garantindo os direitos dos jovens em nosso país.”

Já o Porta-Voz do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, publicou neste domingo uma declaração sobre as mortes no incêndio em Santa Maria.
“O Secretário-Geral ficou especialmente comovido com a notícia do grande número de jovens, incluindo estudantes universitários”, lê-se no texto.
O Secretário-Geral expressa suas condolências às famílias e amigos daqueles cujas vidas foram perdidas, bem como ao Governo e ao povo brasileiro, neste momento de luto nacional.(BF) 


De: news.va 

Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>