20 fevereiro 2013

Homem e mulher são a imagem da criação

No terceiro dia dos Exercícios Espirituais para o Papa e para a Curia Romana o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Conselho Pontifício da Cultura falou da história como lugar de encontro com Deus e da figura do Messias lida através de alguns salmos:
"A história é e deve ser sempre o lugar por nós amado para encontrar o nosso Senhor, o nosso Deus. Mesmo sendo um terreno escandaloso, é um terreno onde nós podemos ver, se calhar, o silêncio de Deus e ao mesmo tempo a apostasia dos homens."
A esperança é, portanto, a virtude central para compreender que a história não é uma série de eventos sem sentido mas, como se lê no livro de Job, existe por cima dela um projeto de Deus:
"Nós com a esperança estamos certos de não estarmos no meio de um facto, de um facto imponderável. O nosso Deus define-se em Êxodo 3 com o pronome da primeira pessoa "Eu" e com o verbo fundamental "Eu Sou". Por conseguinte, é Pessoa que age, que vive no interior dos acontecimentos e é por isso que, então, a nossa relação com Ele é uma relação de confiança, de diálogo e de contacto. Pois bem, a esperança nasce da convicção de que a história não é uma nomenclatura de eventos sem sentido."
No homem está presente a marca de Deus e o Senhor acompanha cada instante da existência humana. Assim, iniciou o Cardeal Ravasi a reflexão da tarde de ontem. Depois das manifestações de Deus através da Palavra, da Criação, do "templo", da liturgia, da história da salvação e do Messias, o Senhor manifesta-se na criatura humana". Como se pode ler no Livro do Genesis - "Deus criou o homem à sua imagem":
"À imagem de Deus o criou. Mas afinal ao que é que corresponde a Imagem de Deus? São o homem e a mulher. Homem e Mulher os criou. Portanto, a imagem de Deus que está em nós, será uma bipolaridade sexual? Deus é sexuado? O significado é bastante simples: quando o homem e a mulher se amam e geram, continuam a criação. São a Imagem do Criador."
Desta forma, Deus dirige o seu olhar infinito, já mesmo para o embrião no ventre de sua mãe:
"Deus vê já, desta criatura mínima, toda a história, toda a sequência dos dias futuros; já vê os esplendores e as misérias desta criatura. E é por este motivo que, então, eu diria que a criatura humana é desde este início absoluto sempre sob o olhar de Deus, que se estende por todo o itinerário da sua existência."
E é por isto que o ser humano se transforma no lugar onde se deve interceptar a presença de Deus:
"É por isto que o ser humano deve ser para nós objecto de ininterrupta atenção, de paixão e de amor. Mas nós cristãos juntamos ainda o facto de que o próprio filho de Deus percorreu o inteiro itinerário da concepção, da geração, do nascimento, do crescimento e da morte."
"Por isso o ser humano é assim porque tem um mandato divino para conservar, porque tem um cargo divino, tem uma aliança com Deus. E é esta, portanto, a função que ele tem sobre a Terra: Representar o seu Senhor."
Durante toda esta semana, até sábado 23 de fevereiro, a Rádio Vaticano põe à disposição, dia a dia, as meditações do Cardeal Gianfranco Ravasi nos Exercícios Espirituais do Vaticano. As meditações estão à disposição pouco depois de terem sido pronunciadas, num canal podcast a elas dedicado, a que se pode aceder através da Home Page em italiano no web site da Rádio Vaticano: www.radiovaticana.va/ravasies2013.xml
Além disso a Rádio Vaticano transmite, às 19.50, todos os dias, nas frequências de MHz 105 FM e KHz 585 OM, a meditação pronunciada em italiano pelo Card. Ravasi às 9 horas da manhã.


De: news.va


Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>