06 março 2013

Pré-Conclave: Cardeais brasileiros vivem momento com espírito de discernimento

Cidade do Vaticano (RV) – Como os cardeais brasileiros viveram o primeiro dia de Congregações? A Rádio Vaticano contatou Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira, da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB, que assessora o Card. Raymundo em sua estada em Roma:
A Congregação da parte da manhã foi um pouco mais técnica, com explicação de procedimentos e revisão dos mesmos. A seguir, almoçaram todos juntos, a convite do Card. João Braz de Aviz. No fim da Congregação vespertina, notávamos muita alegria nos cardeais. Eles haviam recém-ouvido uma relação do Card. Vallini sobre a Diocese de Roma, a cidade e o significado desta Diocese entre todas as outras; e ficaram muito impressionados. Mas o que impressionou a todos foi a conferência do Fr. Raniero Cantalamessa. Conversando com Dom Raymundo, ele fez questão à noite de rever os apontamentos pessoais, passou a limpo tudo e refez a meditação do frade capuchinho sobre o ministério de Pedro no Novo Testamento, subdividido em três pontos; depois os sinais dos tempos atuais, partindo do Concílio Vaticano II e os principais desafios para a Igreja hoje – questões realmente muito atuais. E o terceiro ponto sobre o perfil do Papa. Isso impressionou muito os cardeais, gostaram da profundidade, do conteúdo espiritual, da densidade teológica da meditação.

Com qual espírito nossos cardeais estão vivendo este momento?
Verdadeiramente com espírito de discernimento, desejando ter o tempo para se encontrar com os outros cardeais, com seus colegas para conhecê-los, para trocar ideias. Inclusive os nossos cardeais gostariam que nesses dias, hoje e amanhã, houvesse congregações vespertinas, para que houvesse mais tempo para ficar junto com os cardeais e aprofundar, assim, o conhecimento entre eles. Mas como foi votado e foi decidido que no dia de hoje e de amanhã serão somente congregações matutinas, eles aceitaram, mas lamentam no sentido de que gostariam ter mais tempo junto com os colegas. Este é o espírito: discernimento para uma boa escolha.

O que farão hoje à tarde, já que não há congregação?
Cada qual organiza o seu tempo, como for possível. Imagino que com leituras, todos eles têm muitas correspondências para responder, o contato com a própria Arquidiocese. Com exceção de Dom Majella, os outros têm as suas dioceses, então certamente o contato com as mesmas para questões mais urgentes. E é possível que organizem também algum tipo de lazer, algum

De: news.va 

Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>