17 setembro 2013

"Sem unidade, não existe futuro para nós." Patriarca Caldeu




Bagdá(RV) – O Patriarca da Babilônia dos caldeus, Louis Raphael I Sako, enviou uma carta de felicitações ao Patriarca da Igreja Assíria do Oriente, Mar Dinkha IV, por ocasião do seu 78º aniversário, festejado neste de 15 de setembro. Na mensagem, o Patriarca Sako fez um convite oficial ao líder da Igreja Assíria, para iniciarem juntos um caminho de diálogo e retomar a plena comunhão eclesial entre a comunidade caldéia – unida a Roma - e a assíria.

“Aproveito a ocasião - escreveu o Patriarca caldeu -, para expressar o desejo da Igreja caldéia em relação à retomada de um diálogo pela unidade, que é o desejo de Jesus. O início deste diálogo hoje é urgente, diante dos grandes desafios que ameaçam a nossa sobrevivência. Sem unidade, não existe futuro para nós. A unidade pode ajudar a custodiar a nossa presença (...). Deposito com confiança este desejo sincero nas mãos de Vossa Santidade”.

No passado desenvolveu-se um diálogo teológico entre a Igreja Assíria do Oriente e a Igreja Católica no seu conjunto, que em 1994 levou à assinatura de uma Declaração cristológica comum, na qual o Papa João Paulo II e o Patriarca Mar Dinkha IV reconheceram partilhar a mesma fé em Cristo Jesus e no mistério da Encarnação.

Até agora, no entanto, nunca foi iniciado oficialmente um diálogo ecumênico e eclesiológico bilateral entre a Igreja Caldéia e a Igreja Assíria do Oriente, que partilham o mesmo patrimônio teológico, litúrgico e espiritual. “Se reconhecemos professar a mesma fé – explicou à Agência Fides o Patriarca Sako – me pergunto a este ponto quais são os obstáculos a serem transpostos em direção ao reconhecimento da plena unidade entre nós. Talvez seja necessário apenas um pouco de coragem, em buscar o método mais acertado. Penso na possibilidade de reunir juntos os nossos sínodos e debatermos sobre nossas comuns preocupações, como a fuga dos nossos fiéis das terras de origem e o dissipar-se do patrimônio milenar partilhado por nossas Igrejas. Aguardo com expectativa a resposta dos nossos irmãos assírios”.

A Igreja Assíria do Oriente é uma denominação cristã oriental que afirma ter sido fundada por São Tomé. Algumas vezes é chamada de Antiga Igreja do Oriente ou ainda de Igreja Ortodoxa Assíria, não devendo ser confundida com a Igreja Ortodoxa Síria. Na Índia, é conhecida como Igreja Sírio-Caldeia do Oriente. Teologicamente, está associada à doutrina do nestorianismo, o que fez com que ficasse conhecida como "Igreja Nestoriana", embora sua liderança tenha por vezes rejeitado expressamente tal rótulo. O seu rito litúrgico é o siríaco oriental.

A Igreja Assíria do Oriente aceita apenas os ensinamentos dos primeiros Concílios Ecumênicos - Nicéia e Constantinopla - não estando, portanto, em comunhão com as Igreja Ortodoxa, Católica e Igrejas não-calcedonianas. (JE)

De: news.va

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>