10 março 2014

Homossexuais podem viver dignamente como filhos de Deus - Conheça o Apostolado "Courage Brasil"


Pe. John Harvey, O.S.F.S.

O Courage Brasil, parte do Apostolado Courage (Courage Apostolate), um trabalho realizado por sacerdotes e leigos, nos Estados Unidos e em outros diversos países ao redor do mundo, que ajuda pessoas que tem atração pelo mesmo sexo a viverem dignamente sua condição de filhos e filhas de Deus.

O Apostolado Courage (Courage Apostolate) pertence à Igreja Católica e é uma comunidade que oferece apoio espiritual e fortalece a fé das pessoas que enfrentam atração pelo mesmo sexo (AMS) e tem as ferramentas necessárias para que os homens e as mulheres que pertencem ao apostolado conheçam a origem e as causas de sua condição na atração pelo mesmo sexo. Coragem não é um programa de reorientação sexual.

O trabalho de Coragem é primordialmente espiritual. Os membros do Apostolado Coragem buscam sanar suas feridas e traumas com apoio espiritual e psicológico, para que, de forma plena e satisfatória, possam vivenciar sua masculinidade e feminilidade de acordo com os planos de Deus e os ensinamentos da Igreja Católica acerca da sexualidade humana.

Pessoas com tendências homossexuais sempre existiram em nosso meio, porém, de uns tempos para cá, tem existido pouco ou nenhum excedente formal de grupos de apoio e informação partindo da Santa Igreja para essas pessoas. Boa parte delas é largada para enfrentar essa jornada por conta própria. Como resultado, elas encontram a si mesmas dando ouvidos à perspectiva da sociedade e aceitando-a, optando, assim, por realizar seus desejos por pessoas do mesmo sexo.

Sua Eminência, o penúltimo Cardeal de Nova Iorque, Terence Cook , estava ciente e angustiado com essa situação. Ele sabia que o indivíduo, lidando com as atrações pelo mesmo sexo, realmente precisaria experimentar a liberdade da castidade interior e, nesta liberdade, encontrar as metas necessárias para ter uma vida plenamente cristã, em comunhão com Deus e com o próximo. Ele estava preocupado com a possibilidade de muitos não encontrarem esse caminho e tentarem ter suas necessidades encontradas em caminhos que, no fim das contas, não satisfazem os anseios do coração.

Em resposta a essa preocupação, ele decidiu formar um sistema de apoio espiritual que assistiria homens e mulheres com atrações pelo mesmo sexo na vivência da castidade, no companheirismo, na verdade e no amor.

Tendo conhecimento da imensa experiência ministerial do Padre John Harvey, OSFS nesse campo, o cardeal o convidou para vir a sua arquidiocese. Com a ajuda de Frei Benedict Groeschel, CFR., e outros, Padre Harvey começou o Apostolado Coragem cujo primeiro encontro ocorreu em setembro de 1980, em Shrine of Mother Seton, South Ferry.

Com a aprovação da Santa Sé, Coragem tem, agora, mais de 110 sedes e, também, mantém contato com as pessoas pela Internet, quase 1500 participam das listas de e-mail e milhares de pessoas recebem, a cada semana, assistência vinda do escritório central e do site. Ele tem se tornado um apostolado católico em destaque por meio da ajuda oferecida a milhares de homens e mulheres, em encontrar paz através do companheirismo, da oração e dos sacramentos.

O escritório central do Coragem opera por meio do suporte espiritual e financeiro da Arquidiocese de Nova Iorque. Também, ele conta com as contribuições e com o trabalho voluntário dos membros do Courage, além do de outros indivíduos e organizações comprometidas com o avanço de seus esforços.

Sedes espalhadas pelo mundo todo são autosuficientes e existem com a permissão do seu bispo diocesano.

Ajudando as pessoas a ganhar uma maior compreensão e apreciação dos ensinamentos da Igreja, especialmente no campo da castidade, Coragem expande o convite da Santa Igreja à uma vida de paz e graça. Vivendo a castidade, qualquer um pode encontrar a paz e a graça de crescer na maturidade cristã.

Conheça mais no Site http://www.couragebrasil.com/

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>