10 setembro 2015

A eucaristia não foi instituída para entreter-te e sim para salvar-te







"Não vamos a um espetáculo, o Senhor não instituiu este sacramento para entreter-nos e para que ficássemos bem, na eucaristia se celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus, a plenitude do plano de salvação."




Muito frequentemente me encontro com a mesma expressão: “deixei de ir à missa porque me entedia, se fosse mais divertida…”

É inevitável que me venha à cabeça aquelas palavras de S. Francisco de Assis:

“E como se mostrou aos apóstolos em carne verdadeira, assim também agora se nos mostra a nós não pão consagrado. E o mesmo que eles com a vista carnal viam somente sua carne, mas com os olhos que contemplam espiritualmente criam que Ele era Deus, assim também nós, ao ver com os olhos carnais o pão e o vinho, vemos e cremos firmemente que é seu santíssimo corpo e sangue vivo e verdadeiro”.

Quando ouço isso de que um se entedia… me pergunto: O que vês, o que vives, o que crês, o que sentes ante a eucaristia? Porque, sem dúvida alguma, se um está convencido pela fé que a eucaristia é presença real de Cristo, como um se entedia?

O problema radica, creio eu, em que muitos irmãos batizados e com os devidos “passos formais cumpridos” (comunhão, confirmação, matrimônio….) perderam pelo caminho o mais importante e fundamental, o que da sentido e orientação a tudo: Cristo.

Ela é o centro de nossas assembleias litúrgicas. Ele é o centro de toda oração e eucaristia. Não somos nós, não sou eu como um espectador que vai ao cinema ou ao teatro… eu, como crente e discípulo de Jesus, vou à celebração da eucaristia para unir-me com toda a Igreja (a peregrina nesta terra e na celeste) para ser a voz da esposa que se une a seu esposo (Cristo) para louvar ao Pai. Como posso entediar-me então?

Chato é pôr-se duas horas diante de uma Tevê para ver uma partida de futebol insossa e sem emoção. Chato é um filme mal que não toca o coração nem desperta interesse, etc… mas a eucaristia é chata? Não vamos a um espetáculo, o Senhor não instituiu este sacramento para entreter-nos e para que ficássemos bem, na eucaristia se celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus, a plenitude do plano de salvação.

Não devemos participar da eucaristia porque seja mais “divertida”, ou o sacerdote me parece genial, ou seja um “showman”… simplesmente “cumprimos ordens”, obedecemos um mandato direto do Senhor mesmo: “Fazei isto em memória de mim”. E seja melhor ou pior a música, o padre, a igreja, o som, as leituras do dia, etc…. nada disso é motivo para ir o deixar de ir à celebração. O único motivo é : Cristo
.  

Fonte: Padre Juan Molina

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>