18 setembro 2018

Ela deixou a Igreja Católica por causa de seu marido protestante, e foi ele, 15 anos depois, quem a fez retornar



Becky Carter, de igreja em igreja até seu retorno final


Becky Carter era católica sem convicção durante a vida de estudante. Então ela se casou com um protestante e deixou a Igreja Católica por 17 anos. Mas era precisamente o seu marido protestante, procurando aprofundar a fé, que acabaria por devolvê-la a uma fé católica muito mais madura e espiritual. Ela contou seu testemunho na CHNetwork .
Católica "sem entender nada"
Becky nasceu em uma família católica que ia à missa todos os domingos. Ela recebeu os sacramentos e estudou em uma escola católica. Mas "simplesmente não entendi nada. E para ser honesta, já no instituto, eu não estava interessada em nada. Eu estava mais interessada em festas, amigos e diversões. Não via nenhum espaço para a Igreja em minha vida. Eu não sabia o que Significava ser filha de Deus, eu era uma católica cultural que não permitira que Cristo mudasse meu coração ”. A catequese que recebeu não foi particularmente boa.
Curiosamente, quando ela se afastou da Igreja no ensino médio, na adolescência, seus pais, que tinham sido mornos em fé, estavam mudando. Seu pai se inscreveu para um Cursilho de Cristandade e sua transformação foi total. Ele tentou organizar rosários diários em casa, para a rebelião de seus dois filhos. "Você não vai se tornar diácono", disseram-lhe ... e, de fato, oito anos depois, ele já era um diácono permanente.
Mas para Becky, aos 19 anos, o que lhe interessava era o namorado: alto, bonito, bom menino ... e protestante. Jim fez suas perguntas: "Por que os católicos adoram Maria?" Becky não sabia muito sobre apologética, mas sabia que "os católicos não adoram Maria". "E por que você tem um papa e te confessas com padres?" "Eu não sei, é assim, e é isso", ela respondeu. O peculiar da história dela é que, nesse ponto, o pai dela já era professor de catequese de adultos e estava estudando para um diáconato, mas Becky não queria perguntar a ele por puro orgulho. E naquela época a Internet não tinha as respostas.
Um casamento ... e a saída do catolicismo
Becky e Jim decidiram casar fora de uma igreja para "recusar" qualquer religião concreta que incomodasse seus pais. Mas seu pai se colocou, evidentemente, de muito mau humor. Quando ela telefonou para ele para dizer "estamos comprometidos, vamos nos casar", animado e feliz, ele respondeu falando sobre coisas sérias. Realmente faria isso sem a Igreja? Realmente queria desistir dessa estrada para o céu? "Becky, na verdade, acho que nem posso ir ao seu casamento se você não se casar na Igreja", alertou seu pai. No entanto, seu diretor espiritual recomendou que os pais de Becky participassem da cerimônia, estivessem presentes e mantivessem os vínculos familiares firmes o máximo possível.
O engraçado é que naquele Becky e Jim estavam crescendo espiritualmente. Aos 21 anos descobriram um ministério evangelizador para jovens na Universidade e uma igreja não denominacional (isto é, protestante independente). Eles também foram a um grupo de estudos bíblicos com outros recém-casados ​​e namorados. Becky finalmente se apaixonou por Cristo, através da música de louvor, que a elevou, e através de um maior conhecimento da Bíblia. Eu queria saber mais sobre Jesus e seu sacrifício na cruz. "O Evangelho cobrava vida para mim, e ao crescer minha fé crescer, diminuir o meu vínculo com a Igreja Católica. Ela teve um encontro real e emocional, com o Salvador, e queria para ir para onde ele fez pulsar o meu coração."
Seu grupo protestante não aceitava o batismo infantil, por isso ela foi convidada a realizar um batismo de imersão para se juntarem-se a eles, com o marido Jim fazendo o mergulho.
De igreja em igreja
Por 15 anos, o jovem casal foi de igreja em igreja. Eles começaram como não-denominações, e batistas do sul, então "viajaram no passado" para uma teologia calvinista da igreja presbiteriana. Eles aprenderam teologia e Bíblia. "Hoje eu percebo que o Senhor estava nos preparando para fazer uma conversão intelectual. Jim sem eu saber isso, estava profundando-se na história da Igreja, e o Senhor plantava sementes em seu coração, " lembra ela.
Becky gostava de aprender coisas sobre Deus, mas também gostava de ter um círculo de amigas cristãos, jovens mães, com quem compartilhar a fé. "Eram relações autênticas, profundas, que preenchiam meu coraçãoDeixaram essa igreja por causa de um incidente que perturbou muito seu marido.
Chegaram a outra igreja, de tipo batista. Eles já haviam sido batizados. Nesta nova igreja, pediram que as crianças fizessem uma profissão pública de fé e fossem batizadas novamente para serem membros. Becky viveu isso 15 anos antes e não gostou do fato de não ter apreciado o batismo que dera a seus filhos. Consultaram a vários pastores: calvinistas diziam uma coisa, os batistas, outras incompatíveis, e todo mundo dizia que a discordância era para um questão ”não-essencial", mas ... realmente o batismo não é uma assunto, importante, porta a vida cristã? E se não é essencial, por que divide os membros de não membros?
Explorar o catolicismo
Jim estudou a fé cristã cada vez mais. Um dia sugeriu a Becky: " Talvez devêssemos ser apenas católicos, por isso não precisamos sair e averiguar todos os temas , um por um." Becky tomou isso como uma piada. Mas a verdade é que Jim se sentia como o guia espiritual da família e precisava decidir o que era e o que não era doutrina.
Algum tempo depois, a sério ", Jim me chamou a sentar e me disse que devíamos buscar a Igreja Católica. Eu chorei. Estava apavorada. Eu tinha estado lá. Nunca havia sentido nem conhecido nada nela. Eu não queria voltar para aquele lugar legalista. Não conhecia nenhum católico que vivesse como um verdadeiro cristão " ...
Jim insistiu e foram à igreja alguns dias depois. Ela pensava que seria o suficiente para desapontá-lo. Mas a homilia a tocou e plantou nela uma nova semente de fé . E assim cresceu o desejo de voltar à fé de sua infância.
Sola Fide, Sola Escritura ... não se sustentam
Além disso, Jim fezia-lhe perguntas teológicas. Onde diz na Bíblia que a salvação é "somente pela fé"? Becky escreveu no Google: "fé somente". E Tiago 2,24 apareceu: " Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé? ". Constatou que a doutrina protestante de "somente pela fé" não é bíblica.
E o ensinamento protestante de que a Bíblia é o único guia de doutrina, a única fonte de conteúdo da fé? O que Jim viu foi o oposto: em 1 Timóteo 3:15 ele leu que a Igreja (não a Bíblia) é a coluna e sustentáculo da Verdade. E em 1 Coríntios 11.2 e em 2 Tessalonicenses 2.15, ele viu que os discípulos cristãos recebiam as tradições, os ensinamentos cristãos, "pela palavra proferida" ("tradição oral ...") .
Becky acredita que foram as orações de seus pais e outros entes queridos que foram ouvidas naqueles dias, abertura à plenitude da fé católica, todas suas perguntas sobre a contracepção (quase todos os protestantes admitem, mas não o catolicismo) sobre a Bíblia, sobre a comunhão ... E ela sentiu que o amor de Deus a esperava na Igreja.
Dê o passo
O casal teve de deixar para trás muitas coisas, começando por aceitar que perderiam todas as suas amizades protestantes, que eram firmemente hostis a qualquer coisa católica . "Do seu ponto de vista, éramos um navio que se dirigia para um naufrágio", diz ela. "Eu os perdoo entendo que estávamos muito assustados. Mas, como eu disse a um amigo querido: 'Tenho certeza de que Satanás não nos conduzirá a um lugar onde podemos buscar a santidade e a semelhança com Cristo. '"
O casamento também foi totalmente reconciliado com seus pais. "Depois de horas e horas de telefone, com a paciência de Jó, meu pai respondeu a todas as minhas perguntas e me ajudou a entender todos os ensinamentos que me custaram depois de 17 anos de ser uma protestante errante."
Meu pai era o diácono na nossa validação de cerimônia de casamento, fez a homilia - fazendo-me choram como um bebê- ajudou Jim quando ele foi crismado e nos ofereceu Primeira Eucaristia. Toda essa redenção aconteceu quando nós festejávamos nosso 15º aniversário de casamento: Não é verdade que Deus é o Pai mais amoroso, pronto para nos curar de todas as formas?




Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>