08 agosto 2011

O Pão da Vida

Veja o cuidado que Jesus tem para com seus seguidores.
O Pão da Vida, não admite que passem fome aqueles que o seguem.


Evangelho da encarnação, da Palavra que se fez carne, de Deus que se fez gente, o evangelho segundo João é o que mais aprofunda a transparência divina das realidades humanas. Cada uma dessas realidades, tocadas por Jesus, se transforma em sinal: são sinais da sua glória, como o foi a água transformada em vinho, em Caná; como o foi ainda a água, pedida e oferecida à samaritana, junto ao poço de Jacó; como o foi o paralítico curado à beira da piscina de Betesda, ou o cego de nascença, na fonte de Siloé; ou como os cinco pães, multiplicados para a multidão, nas colinas da Galiléia. São sinais que tantos viram, tantos presenciaram, mas não entenderam. E não entenderam porque não creram, não abriram o coração à fé.

Estrutura de João 6

O capítulo 6 de João começa abordando um fato notório na vida pública de Jesus: o milagre da multiplicação dos pães, narrado também pelos outros evangelistas. Aliás, Marcos e Mateus transmitem até duas versões do mesmo fato. A diferença entre João e os sinóticos, porém, está em que João não apenas

narra o episódio, mas reflete longamente sobre o seu significado, exatamente, a sua transparência. É por isso que, se ele dedica 15 versículos à narração do fato, estende-se por mais 50 versículos discutindo, refletindo, aprofundando o “sinal”.

Temos, assim, a seguinte estrutura do capítulo 6 do seu evangelho:

1) o sinal:

a) sinal dos pães (6,1-15)
b) sinal da travessia do mar (6,16-21)
2) o discurso do Pão da Vida:

a) discurso sapiencial (6,22-51)
b) discurso sacramental (6,51b-58)

3) reações ao discurso:

a) abandono de muitos (6,60-66)
b) confissão de Pedro (6,67-71)


Compraremos pão, onde?

Como em outras passagens do quarto Evangelho, é Jesus quem toma a iniciativa e conduz os fatos.

Se em Marcos são os discípulos que observam a necessidade de alimentar a multidão e Jesus devolve a eles a responsabilidade (“Dai-lhes vós mesmos de comer”, Mc 6,37), em João é o próprio Jesus quem adverte para o problema e, após levantar algumas informações, encaminha a solução.

A própria distribuição dos pães é feita, não através dos discípulos, como em Marcos, mas diretamente por Jesus:

- é Ele quem distribui a todos o pão abençoado (6,11).

E é Ele, enfim, quem tem o cuidado de mandar recolher o que sobrou, para que nada se perca (6,12).

Os quatro sentidos do pão

Ao reencontrar a multidão em Cafarnaum, depois da travessia do lago, Jesus os questiona: “Vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque enchestes o estômago... Trabalhai, não pelo alimento que perece, mas pelo pão que permanece até a vida eterna” (6,26-27). Com essas palavras, Jesus convida seus ouvintes a abrirem os olhos:

- a perceberem novas dimensões, novos sentidos, na vida e no próprio alimento material que a sustenta.

Aliás, Moisés já o fizera no Deuteronômio, fazendo ver a seu povo no deserto:

- “Não só de pão vive o ser humano, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Dt 8,3).

Agora, depois de alertar para um pão diferente (6,26-29), Jesus vai conduzindo seus ouvintes à revelação direta e inesperada: Ele mesmo, Jesus, é esse Pão que permanece, o Pão da Vida (6,35).

Mais um passo, e Jesus revela o terceiro nível do sentido do pão:

- esse pão é o próprio Jesus que se entrega, a sua carne, imolada pela vida do mundo (6,51b).

Mas não basta. É preciso, agora, comer da carne imolada, e beber do sangue derramado do Filho do Homem: é a dimensão ritual, sacramental, da Eucaristia (6,53-58).

Comer da carne, beber do sangue

Quando Jesus revelou que o pão a ser comido era a sua “carne”, isto é, o seu corpo imolado, os ouvintes não conseguiram entender. Jesus, porém, insiste e, de maneira incisiva, revela que “comer da carne” e “beber do sangue” do Filho do Homem é condição indispensável para termos a Vida em nós (6,53). Que significa isto? A resposta óbvia é que o fazemos, agora, cada vez que participamos da Eucaristia.

É novamente João, na sua primeira carta, quem nos adverte:

- “Se Ele deu a vida por nós, também nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos e irmãs” (lJo 3,16).

Se não o fazemos, não estamos “discernindo o corpo do Senhor”, como nos alerta Paulo na sua Primeira Carta aos Coríntios, e nos expomos até a “comer e beber a nossa própria condenação” (1 Cor 11,29).

Promessa e instituição

As palavras de Jesus em Cafarnaum, em plena atividade da sua vida pública, anunciam a Eucaristia como futura, evidentemente:

“O pão que eu darei...” (6,51b).

Onde encontramos sua realização, ou seja, a instituição da Eucaristia? Não a encontramos em João. O quarto evangelho, que descreve, de maneira tão bela, a última ceia, e que aí apresenta o lava-pés, com o mandamento do amor fraterno, não relata a instituição da Eucaristia. Por que João a omitiu?

Por que não sentiu a necessidade de recordar esse gesto supremo de Jesus antes de sua paixão, quando ele “tomou o pão, deu graças, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo:

- Tomai e comei, isto é meu corpo, tomai e bebei, isto é meu sangue...”?

Não sabemos por que não o fez. O fato é que ele, que no capítulo 6 expõe de maneira tão concreta e exigente o significado da Eucaristia, não sentiu a necessidade de recordar a cena da sua instituição, cena e rito, por sinal, de uso comum nas comunidades cristãs. E assim é que temos o relato da instituição na Primeira Carta aos Coríntios (1 Cor 11,23-25) e nos evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas, mas não no de João.

A carne para nada serve

Diante do escândalo causado por suas palavras, que falavam em “comer da carne” e “beber do sangue”, Jesus adverte, embora sem retirar vírgula do que dissera:

“É o Espírito que vivifica. A carne, para nada serve” (6,63).

Palavras que, porém, não devem ser “espiritualizadas”, porque não se deve tirar da “carne” a concretude da condição humana, assumida e redimida pelo Filho. Jesus adverte que suas palavras não devem ser entendidas, “carnalmente”, e sim naquele sentido profundo que só a fé, dom do Pai, faz entender.

É o que Jesus afirma a seguir, lembrando:

“Por isto vos afirmei que ninguém pode vir a mim, se isto não lhe for concedido pelo Pai” (6,65).

A confissão de Pedro e o nosso ato de fé

Incapazes de entender a proposta de Jesus, muitos de seus discípulos, a partir de então, o deixaram. Isto é, não se dispuseram a entender e aceitar o mistério do Messias padecente, de Jesus que nos salva pela entrega de sua vida e quer que nós também salvemos, entregando a nossa vida. Jesus urge uma definição dos Doze.

E Pedro, certamente sem entender de modo cabal a proposta, mas pelo menos com generosidade inspirada pelo Pai, responde:

- “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras vida eterna, e nós cremos e reconhecemos que tu és o Santo de Deus!” (6,68-69).

Esta cena corresponde àquela que os sinóticos situam em Cesaréia de Filipe onde Pedro, também em nome de seus companheiros, confessa e aceita a messianidade de Jesus. É a confissão de fé que nós individualmente reafirmamos, cada vez que nos dispomos a comungar, quando o ministro nos apresenta o corpo do Senhor. O nosso “Amém”, que é o nosso “Creio”, é também o nosso compromisso, a nossa aceitação da proposta de Jesus, o Pão da Vida.

Ney Brasil Pereira é professor de Exegese Bíblica no ITESC

Fonte: PIME


Deixe um comentário...
Você tem Facebook? Curta essa página aqui ou ao lado==>>