14 setembro 2011

Homo ou heterossexuais, todos somos chamados por Cristo...

Homo ou heterossexuais, todos somos chamados por Cristo a uma vida de autodomínio e liberdade interior

EDITORIA

S. Luis Gonzaga
S. Luis Gonzaga, exemplo de virtudes de autodomínio, verdadeiras educadoras da liberdade interior
O desafiador convite de Nosso Senhor Jesus Cristo continua sendo o mesmo, seja para héteros ou homossexuais que desejam realizar a vontade de Deus em suas vidas, de acordo com seu estado e naturais dificuldades.
Através de seu Catecismo, a Igreja Católica guarda e oferece a sã doutrina de Cristo a todo aquele que deseja compreender, à luz de Deus e da Fé, seus constrangimentos pessoais em razão do homossexualismo.

Catidade e Homossexualidade

Orienta a Igreja:
"A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. Sua gênese psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves, a tradição sempre declarou que "os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados". São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados.
"Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.
"As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes de autodomínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.

Difícil viver a castidade?

Sem a graça de Deus é impossível, porque todos nós nascemos inclinados para os impulsos da carne. Mas a graça de Deus, quando correspondemos a ela, nos atrai para os impulsos do espírito e, consequentemente para as coisas do Alto.
Um exemplo disso é a vida de S. Luis Gonzaga, que morreu aos 23 anos de idade, no auge de sua juventude e legando um belíssimo exemplo de pureza e amor à castidade. Seu exemplo, assim como de inúmeros outros santos e santas ainda é imitado por milhares de jovens em todo o mundo cristão. Sua liberdade interior e enlevo espiritual podem ser experimentados por qualquer um que o deseje, porque dimanam da fonte do verdadeiro Amor. E isso o garantiu Nosso Senhor:
"Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas" (Mt 11,29).


Fonte: Mensagensdemaria.org
Deixe um comentário...
Você tem Facebook? Curta essa página aqui ou ao lado==>>