13 dezembro 2011

É fácil ser cristão? - Falece Bispo chinês que esperou 34 anos para ser sacerdote

ROMA, 12 Dez. 11 / 06:31 pm (ACI)

No dia 22 de novembro faleceu na China Dom Antonio Changfeng Zong, um Bispo que esperou paciente e devotamente 34 anos para ser ordenado sacerdote. O Prelado, querido por seus fiéis morreu aos 79 anos de idade logo depois de uma longa doença.

Conforme informa a agência vaticana Fides, o Bispo nasceu na diocese de Zhouzhi, Shaanxi, da cidade do Xingping, em 13 de setembro de 1932 em uma família de fervorosos católicos.

Entrou muito jovem no Seminário de São João em Wugong Puji , aos 12 anos,e mais tarde estudou filosofia e teologia no seminário de Fengxiang e de XI'an.

Em 29 de maio de 1979 à idade de 46 anos e 34 anos depois de ter ingressado no seminário menor, foi ordenado sacerdote e enviado a trabalhar em diversas paróquias da diocese de Zhouzhi.

Logo depois de 20 anos de serviço como presbítero, em 13 de junho de 1998 foi consagrado Bispo Coadjutor da Diocese de Kaifeng, província de Henan.

O Prelado desde 2008 se retirou do exercício do ministério pastoral e vivia com um sobrinho em Nanyue.

Durante sua vida Dom Zong teve que suportar todo tipo de dificuldades mas conseguiu construir 13 igrejas. Era muito querido por seus fiéis, que participaram de dezenas a sua Missa diária até os últimos dias de sua vida. Viveu uma vida frugal, cheia de zelo pelo trabalho pastoral, informa a agência Fides.

No funeral, celebrado no último 29 de novembro, participaram três bispos, 40 sacerdotes e 3.000 fiéis de diversas paróquias dos condados que estavam sob seu cuidado.


Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>