21 dezembro 2011

Não se pode generalizar

«Vergonha e dor» pelos casos de abusos sexuais em instituições católicas na Holanda. Relatório de comissão de inquérito fala em milhares de vítimas

17/12/2011) A Conferência Episcopal da Holanda manifestou “dor e vergonha” diante dos resultados de uma investigação que fala em milhares de crianças vítimas de abusos sexuais em instituições católicas, no país, entre 1945 e 2010
Num comunicado, os bispos holandeses e os representantes das congregações religiosas reconhecem a culpa dos autores destes atos, mas também das autoridades eclesiais que não agiram no “interesse prioritário” das vítimas, às quais apresentam um pedido de desculpas, que estendem às famílias.
Segundo a comissão de inquérito (comissão Deetman), 800 supostos autores foram identificados, dos quais mais de 100 ainda se encontram vivos.
Para os líderes da Igreja Católica na Holanda, a prioridade passa agora por “oferecer justiça às vítimas”, estando, nesse sentido, a trabalhar uma comissão para querelas e indemnizações.
O relatório fala numa cultura fechada, dentro da Igreja, na qual não se falava de sexualidade nem de abusos sexuais.
Neste sentido, os bispos apelam à implementação de “códigos de comportamento” e “programas de prevenção” nos institutos de formação para os sacerdotes.
Quanto aos casos em que exista suspeita de abuso, no futuro, serão tratados segundo as “medidas canônicas e judiciais necessárias”.
Segundo o relatório, feito por uma comissão independente, as autoridades holandesas não atuaram de forma a pôr fim a este abuso “generalizado” em escolas, orfanatos e seminários no país.
A comissão Deetman, presidida pelo ex-ministro Wim Deetman, integrou também um juiz, um psicólogo e três professores universitários.
 


Fonte: Radiovaticana.org 

Como o título deste post quer dizer, não é toda a Igreja Católica que participa dessa vergonha. Atacar a igreja inteira de pedófilia é uma injustiça, temos pastores santos, mas é inegável que um católico de verdade está chocado com tudo isso.
 
Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>