09 fevereiro 2012

Castidade - A virtude que comporta a integridade da pessoa

"Estudem o Catecismo com paixão e perseverança!" Bento XVI

 
Diz o Catecismo da Igreja católica no parágrfo 1632:
"Os jovens devem ser instruídos convenientemente e a tempo sobre a dignidade, a função e  o  exercício  do  amor  conjugal,  a  fim  de  que,  preparados  no  cultivo  da  castidade,  possam passar, na idade própria, do noivado honesto para as núpcias."

Abaixo transcrevo os conselhos evangélicos ensinados pela nossa Mãe Igreja.

915  Os conselhos evangélicos, em sua multiplicidade, são propostos a todo discípulo de Cristo. A perfeição da caridade à qual todos os fiéis são chamados comporta para os que assumem livremente o chamado à vida consagrada a obrigação de praticar, a castidade no celibato pelo Reino, a pobreza e a obediência.  E  a  profissão  desses  conselhos  em  um  estado  de  vida  estável  reconhecido  pela  Igreja  que caracteriza a "vida consagrada" a Deus. (Parágrafos relacionados 1973-1974)

1832 Os  frutos  do  Espírito  são  perfeições  que  o  Espírito  Santo  forma  em  nós  como primícias  da  glória  eterna.  A  Tradição  da  Igreja  enumera  doze:  "caridade,  alegria,  paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade" (Gl 5,22-23 vulg.).

2053 ...O  seguimento  de  Jesus  Cristo  inclui  o  cumprimento  dos mandamentos. A Lei não foi abolida, mas o homem é convidado a reencontrá-la na pessoa de seu Mestre, que é o cumprimento perfeito dela. Nos três Evangelhos sinópticos, o apelo de Jesus dirigido ao jovem rico, de segui-lo na obediência do discípulo e na observância dos preceitos, é relacionado com o convite à pobreza e à castidade. Os conselhos evangélicos são indissociáveis dos mandamentos.

2337 A castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e, com isso, a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual. A sexualidade, na qual se exprime a pertença  do  homem  ao  mundo  corporal  e  biológico,  torna-se  pessoal  e  verdadeiramente humana  quando  é  integrada  na  relação  de  pessoa  a  pessoa,  na  doação  mútua  integral  e temporalmente ilimitada do homem e da mulher.
A virtude da castidade comporta, portanto, a integridade da pessoa e a integralidade da doação.

2339 A castidade comporta uma aprendizagem do domínio de si que é uma pedagogia da liberdade humana. A alternativa é clara ou o homem comanda suas paixões e obtém a paz, ou se deixa subjugar por elas e se torna infeliz. "A dignidade do homem exige que ele possa agir de acordo com uma opção consciente e livre, isto é, movido e levado por convicção pessoal e não  por  força  de  um  impulso  interno  cego  ou  debaixo  de  mera  coação  externa.  O  homem consegue esta dignidade quando, libertado de todo cativeiro das paixões, caminha para o seu fim pela escolha livre do bem procura eficazmente os meios aptos com diligente aplicação."

2340 Aquele que quer permanecer fiel às promessas do Batismo e resistir às tentações empenhar-se-á em usar os meios: o conhecimento de si, a prática de uma ascese adaptada às situações em que se encontra, a obediência aos mandamentos divinos, a prática das virtudes morais e a fidelidade à oração. "A castidade nos recompõe, reconduzindo-nos a esta unidade que tínhamos perdido do quando nos dispersamos na multiplicidade."

Esses e outros ensinamentos e conselhos doutrinais são um legado que a Igreja católica deixa claro aos seus filhos. Pois a Igreja é a nossa Mãe e está sempre pronta para o ensino.

 Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>