27 março 2012

Como viver melhor o sacramento da Confissão?

A Confissão (também chamada de “Reconciliação” ou “Penitência”) é um sacramento de cura pelo qual se é libertado do pecado e fortalecido pelo perdão de Cristo. A Bíblia diz, citando o exemplo de várias pessoas, o espírito com que um cristão vive este momento. Como Zaqueu, é preciso querer encontrar Cristo; como a pecadora do Evangelho de Lucas, é necessário se arrepender dos pecados; como Pedro, deve-se saber acolher o perdão.

O personagem bíblico Zaqueu é um exemplo da boa atitude a ser buscada por quem vai se confessar. Zaqueu, um arrecadador de impostos, corre em direção a Jesus e não se afasta d'Ele. Assim compreende que o perdão leva à mudança de vida (cf. Lc 19, 1-10).

Outro personagem evangélico que ensina como viver a Confissão com humildade e consciência é a mulher pecadora do Evangelho de Lucas. Ela chora pelas ofensas cometidas porque percebe que prejudicou a sua relação com Deus e busca a reconciliação por amor.

Uma terceira atitude para viver melhor o sacramento da Confissão é a de São Pedro, que foi capaz de aceitar o perdão de Jesus, inclusive depois de negá-lo três vezes. Seu exemplo contrasta com o de Judas, que se arrependeu do seu pecado, mas rejeitou pedir perdão.

A resposta a esta pergunta se baseia em uma conferência de monsenhor Bernie Schmitz, vigário para o clero da diocese de Denver (EUA), sobre “Como fazer uma boa confissão”. O sacerdote a pronunciou em 2 de março de 2012, dentro do ciclo “Vivendo da fé católica”.




Fonte: Aleteia.org

Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>