06 março 2012

Um dia na vida do Papa Bento XVI

 Jornalista italiano narra agenda do Santo Padre, 05:00-23:00, com missa, oração, trabalho, passeios e tudo mais.

por EWTN NEWS / CNA 02/20/2012
CIDADE DO VATICANO (EWTN NEWS / CNA)-O papa Bento XVI, aos 84 anos, nunca vai dormir antes de 11:00, reza o terço todos os dias se levanta às 05:00 e usa um telefone celular acessível somente por seus conselheiros mais próximos.
Em um artigo publicado online em Europaquotidiano.it em 17 de fevereiro, o jornalista italiano Aldo Maria Valli documenta um dia na vida do Papa, que acorda quando a Cidade do Vaticano "ainda está imersa em silêncio."
Valli, diz o Papa bávaro é um "típico alemão, um homem metódico", que "gosta de organizar o seu dia até o último detalhe, de acordo com um calendário muito preciso."
Bento XVI começa o seu dia celebrando a missa na capela papal às 7h, juntamente com seus dois secretários pessoais, o padre Georg Gänswein e Padre Alfred Xuereb.
Outros membros da família papal que também assistem à Missa incluem assistentes do Papa, Carmela, Loredana, Cristina e Rosella, que são todas as mulheres consagradas que pertencem à comunidade Memores Domini da Comunhão movimento e Libertação, bem como seu criado pessoal, 46 anos, Paolo Gabriele, que é casado e tem três filhos.
Após a missa, que é sempre celebrada em italiano, Bento XVI tem café da manhã, às 8h, e depois segue para seu estudo, onde permanece trabalhando até 11h. Seu escritório tem sempre um crucifixo e dois telefones, um dos quais é um telefone celular com um número apenas acessível aos seus colaboradores mais próximos.
Valli, diz que o Papa gosta de se manter informado sobre os eventos atuais ao redor do mundo e lê as notícias em vários idiomas, incluindo alemão, Italiano, Inglês, Francês e Espanhol. Ele também dedica algum tempo a responder a correspondências importantes.
Terminado o seu trabalho de manhã, o Papa realiza reuniões com outros chefes de Estado, embaixadores e outros representantes no segundo andar do Palácio Apostólico.
As reuniões são geralmente realizadas na Biblioteca Papal, dependendo do número de visitantes e à solenidade da ocasião. As visitas geralmente duram cerca de duas horas. Na quarta-feira, elas são interrompidas pela Audiência Geral do Papa, que acontece na Sala Paulo VI ou na Praça de São Pedro.
às 13:30h, o Santo Padre almoça com seus dois secretários. Raramente tem somente um convidado, e o menu é geralmente Mediterrâneo. Bento XVI nunca bebe vinho,  toma sempre suco de laranja, diz Valli.
Após o almoço, o Santo Padre tem uma curta caminhada por não mais de 10 minutos, juntamente com seus secretários, em torno das varandas do Palácio Apostólico, "adornado com limoeiros e laranjeiras e que proporcionam uma vista esplêndida sobre Roma." Nessas caminhadas, geralmente não há conversa sobre o trabalho.
O Papa descansa por uma hora, e às 15h30min, ele retorna ao seu estudo. Ele dedica o resto da tarde para escrever documentos, discursos e homilias. Ele não usa computadores, mas escreve tudo à mão, e depois seus textos são transcritos e traduzidos.
Valli diz que o Santo Padre é um  escritor "extremamente cuidadoso" que gosta de "se refugiar em seu estudo para escrever em paz, com controle pessoal sobre as suas fontes, consultando sua vasta biblioteca pessoal."
Às 17:30h , ele assina documentos preparados pelos seus secretários e, em seguida, reúne-se com alguns de seus colaboradores mais próximos, como Secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, Secretário para as Relações com os Estados o arcebispo Dominique Mamberti, e outros.
O Papa, em seguida, desce as escadas para tomar outro passeio, desta vez nos jardins do Vaticano. Ele é geralmente acompanhado por um ou ambos de seus secretários, e reza o Rosário ante uma réplica do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.
Um jantar à luz normalmente é servido às 19:30h. Às 20:00h, o Papa retorna ao seu estudo e, posteriormente, vai para a capela para as orações da noite.
Ele "nunca vai para a cama antes de 23:00h," escreve Valli. É quando a Cidade do Vaticano inteira se desliga para a noite, exceto para os seguranças e alguns engenheiros, diz Valli.
"Tudo prova o que você precisa é apenas andar pela Praça de São Pedro, em torno desse tempo e ver que horas a luz é desligada na janela do último andar do Palácio Apostólico". 


Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>