31 julho 2012

Colm O'Connell, o missionário irlandês que produz medalhistas olímpicos

Tudo começou com Peter Rono, ouro em Seul, e é hora de David Rudisha, 800 e detentor do recorde favorito, em Londres.


Se David Rudisha, o atual recorde mundial de 800 metros, conquistar o ouro em Londres, será mais uma vitória do missionário irlandês Colm O'Connell, um real caçador de talentos . O primeiro foi Peter Rono em Seul 88, desta vez a rainha da distância, os 1500 metros, onde derrotou o lendário Steve Cram.

O irmão Colm também treinou outros dois medalhistas olímpicos e 25 campeões mundiais. Ele chegou há 35 anos para o Ensino Médio o St Patrick em Iten, uma pequena cidade com o Kerio Valley National Park, 350 km ao norte da capital do Quênia, Nairobi.

"Eu tinha jogado esportes em geral, mas não atletismo", disse ele esta semana, a Rádio Vaticano: "Quando cheguei, o Quénia ainda era um país relativamente jovem, e que havia muito trabalho a fazer para promover a educação eu senti que o esporte seria um. parte importante na vida de um jovem, então eu me concentrei meu interesse e minha capacidade de ajudar as crianças a serem bons atletas. "

Para ele, o esporte é parte de seu ministério: "Como católicos, o nosso trabalho missionário não é apenas uma educação acadêmica, mas também na formação do caráter e valores na vida e conduta, e dar aos jovens boa fundações. não muito frequente que um missionário ver atletismo ou esportes como parte do esforço missionário, mas acho que o esporte e outras atividades extracurriculares às vezes pode ser mais eficaz do que o mesmo trabalho acadêmico. "

Claro que, em San Patricio o esporte é levado muito a sério. A nível nacional são fortes no hóquei, voleibol e basquetebol, mas o atletismo e, em particular a corrida, que os fez famosos. Para os nomes mencionados deve ser adicionada outra medalha de ouro olímpica em Barcelona como Matthew Birir 92 ou campeões mundiais Cheruiyot gêmeos ou Kipketer Wilson, Wilson Boit (
prata olímpica em Sydney) e vários campeões mundiais juniores.

Curiosamente, O'Connell é um dos treinadores mais bem sucedidos da história do atletismo, nunca viaja para competições. "Não é uma prioridade para mim", diz: "Quando eu comecei, não viajava com a equipe do Quênia, era uma época em que muito poucas pessoas fizeram eu estou vendo na TV.". Com humildade, então, sem falsa modéstia, admite: "Quando vejo todas essas pessoas em Iten, pergunto-me isso realmente eu comecei há muito tempo?".

A próxima disputa é quinta-feira, 9 de agosto na final dos 800. Se Rudisha cruza a linha em primeiro lugar, haverá um religioso irlandês dando
saltos para a alegria ao norte do Quênia, já pensando no nome do seu próximo campeão.

Fonte: Religionenlibertad.com 
 

Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>