08 dezembro 2012

8 de dezembro o dia da Imaculada Conceição


IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA: O TERÇO DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA MEDITADO


Foi Duns Scotus, grande teólogo franciscano do século 13, que encontrou um silogismo que solucionava a dificuldade de admitir que também Nossa Senhora como filha de Adão e Eva devia estar sujeita ao pecado original, mas que foi dele preservada, em previsão dos méritos de Cristo, com antecipada aplicação da redenção universal de Jesus. Era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois era Maria destinada a ser Mãe do seu filho. Isso era possível para a onipotência de Deus; portanto, Deus, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo (cf. D. Servílio Conti, IMC).

Perante esta sutil, mas irretorquível argumentação, os teólogos concordaram em aceitar esta doutrina. De fato, desde 1300 a doutrina da Imaculada Conceição de Maria no seio materno fez rápidos progressos na consciência dos fiéis, induzindo a Igreja a introduzir no calendário romano já no século XV a festa da Conceição Imaculada de Maria.

A Província Franciscana da Imaculada Conceição celebra no dia 8 a sua Padroeira. Para marcar esta data, oferecemos alguns textos para a reflexão deste dia. O primeiro texto, “Maria de Nazaré, quem é esta mulher? “, o teólogo Jesus Epeja nos situa no contexto histórico. Maria de Nazaré é alguém de nossa raça. Como os demais seres humanos, nasceu e viveu num contexto histórico, social, econômico, político e cultural. De Frei José Carlos Pedroso, escolhemos o texto “Pequenos e fracos, como a Virgem de Nazaré”.

No Dicionário Franciscano, a ocorrência tão frequente da palavra Mãe nos lábios e nos escritos de Francisco revela por si só a importância que esta figura e símbolo tiveram na experiência de Francisco. Ele elege a bem-aventurada Virgem Maria, advogada da sua Ordem para sempre: e em Maria inspiram-se, como modelo, para realizarem a sua ação materno-salvífica para todos os homens da Igreja.

O ex-ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Constantino Koser, diz que “nada mais comovente e delicado na vida deste Santo, que a forte e ao mesmo tempo meiga e suave devoção à Mãe de Deus”.

Um texto da Campanha da Fraternidade de 90, com tema “A Fraternidade e a Mulher”, tiramos um trecho que fala sobre a Mãe de Deus. O culto àquela que a fé cristã chama de Nossa Senhora reside e se expressa, fundamentalmente, nos nomes com os quais a Igreja a aclama e cultua: Mãe de Deus, Virgem, Imaculada e Assunta aos Céus. Chiara Lubich lembra que devemos imitar Maria, porque ela é o modelo de todo cristão e o caminho direto que conduz a Deus.

Para entender o Dogma da Imaculada, republicamos a série de artigos de Frei Clarêncio Neotti sobre as festividades do jubileu de 150 anos do Dogma.

Ainda neste Especial, orações, o novo Rosário e uma pequena mostra de como os grandes artistas retrataram a Mãe de Deus.

Texto: franciscanos.org.br

Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>