11 março 2013

Aos católicos, os idólatras...

Calma irmãos, esse blog é católico; mas ser acusados de idólatras é uma leviandade e uma grande mentira com que os protestantes nos acusam. 
Leiam mais um texo sobre o assunto.


Você já ouviu falar que os católicos "adoram" imagens?



Por Patrick Madrid

A desaprovação que muitos protestantes têm para com o costume católico de ter imagens religiosas e estátuas surge suspeita de que os católicos cometem o pecado de idolatria ao "adorá-las" (o que é proibido em Êxodo e Deuteronômio 20,3-5 5.6. - 9). O que eu digo: Esse erro é muito mais amplo do que podemos imaginar.

Cerca de 20 anos atrás, chegando a uma paróquia em Chicago, onde houve um seminário sobre apologética, observeihavia a estátua em tamanho natural da Virgem de Fátima, em um lugar de destaque no gramado da reitoria.

Bem em frente da estátua havia três estátuas menores de Lúcia, Francisco e Jacinta - as crianças a quem a Virgem apareceu. Suas estátuas estão ajoelhadas em oração, com as mãos postas e cabeça inclinada diante da estátua da Virgem Maria.

Karl Keating, que estava comigo no carro, ao vê-las, brincou: "Que grande religião é a católica! Não só podemos adorar estátuas, mas nossos estátuas adorar estátuas. " Nós rimos do absurdo da idéia.

Repeti essa piada sarcástica, durante o seminário e, previsivelmente, também houve risadas aos católicos na platéia. Algumas pessoas, no entanto, pareciam intrigadas com os risos. O motivo? Como descobri durante a sessão de perguntas e respostas, é que alguns deles realmente acreditavam que os católicos adoravam imagens. Eu tive uma boa oportunidade, ali e então, para explicar o ensinamento bíblico de imagens religiosas na Igreja Católica.

A discussão a seguir é um trecho do meu livro A Bíblia realmente disse isso? Descobrindo Ensino Católico na Escritura (Livros Servo):

Advertências contra a idolatria aparecem por toda a Bíblia (por exemplo, 33,52 Números, Deuteronômio 7,5, 25, 9,12, 12,3, 2 Reis 17,9-18, 23,24, 2 Crônicas 23:17 ; 28,1-3, 22,18-25, 34,1-7). Em 1 Coríntios 10,14, Paulo escreveu: "
Portanto, caríssimos meus, fugi da idolatria" (Romanos 1,18-23).

Deus condena o pecado da idolatria, seja na forma de estátuas, coisas materiais, sexo, poder, tudo o que se torna um ídolo. Mas Ele não proíbe imagens religiosas, desde que sejam usados ​​corretamente. Por exemplo, em Êxodo, capítulo 25, Deus ordena a Moisés a esculpir estátuas de anjos.
"O Senhor falou a Moisés dizendo ... Farás também dois querubins de ouro maciço, os farás, nas duas extremidades do propiciatório: faça o querubim primeiro em uma extremidade e segundo na outra. A forma querubins um corpo com o propiciatório em suas duas extremidades. Eles vão estar com as asas estendidas acima, ofuscando o propiciatório com eles, frente a frente, com o rosto virado para a misericórdia ... Não vou encontrar contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins sobre a arca do testemunho, entrarei em contato com tudo o que você tem que pedir a você os israelitas "(Êxodo 25,1.18-20.22;. Ver também 26,1 )

Isto mostra claramente que há circunstâncias em que as imagens religiosas não são apenas permitidas, mas também muito agradáveis a Deus. Outro exemplo é descrito em mais incidente 1 Samuel 6,1-18. Em Êxodo 28,31-34 o Senhor ordenou que vestes sacerdotais de Arão adornados com imagens de romãs. Em Números 21,8-9 Ele ordenou a Moisés, para esculpir a imagem de uma cobra milagrosamente curado picadas de cobras venenosas (uma estranha prenúncio da cruz de Cristo [cf João 3:14). E em 2 Reis 18,4, quando as pessoas começaram a adorar a serpente de bronze, o rei imediatamente destruído. O que antes era uma imagem legítima sagrado tornou-se um objeto de idolatria. (Um conto de advertência para qualquer um tentado a superstição ou idolatria).

E observe o que Deus disse a Salomão, quando construiu o Templo:
"" Para esta casa que você está construindo, se você andar nos meus estatutos, de acordo com trabalhos meus juízos e manter todos os meus mandamentos para andar de acordo com eles, eu mantenho a minha palavra contigo, o que eu disse a Davi, teu pai, habitar entre os filhos de Israel e não desampararei o meu povo de Israel "Salomão construiu a casa, e terminou" (1 Reis 6,12-14).

Esta declaração é importante porque o templo continha um grande número de estátuas e imagens, incluindo anjos, árvores, flores, bois e leões (cf. 1 Reis 6,23-35, 7,25.36). Decisão de Salomão para incluir essas imagens religiosas veio o dom da sabedoria que Deus havia abençoado com (cf. 1 Rs 3,1-28). E longe de ser perturbado por estas imagens "Senhor disse:" Eu ouvi a oração e súplica de ter executado antes de mim. Eu consagrei esta casa que você construiu para colocar o meu nome para sempre, e os meus olhos e meu coração estarão nele para sempre "Y (1 Reis 9:3).

Obviamente, Deus não teria abençoado Salomão e "santificado" seu templo cheio de estátuas e imagens, se ele não concorda com eles - mais uma prova de que as imagens podem ser bom quando usado para dirigir nossos pensamentos a Deus e às coisas mais altas .

Lembre-se também que São Paulo chama Cristo a "imagem do Deus invisível" (Colossenses 1:15). A palavra grega para "imagem" é Eikonos, da qual deriva a palavra "ícone". Assim como manter imagens de nossa família e amigos para lembrá-los, temos também estátuas e imagens de nossas casas e igrejas para lembrar-nos de nosso Senhor, da Virgem e dos Santos.

Passagens adicionais para estudar:

João 14:9 Hebreus 1,15 1.3 1 Colossenses Evangelho de João 1:1-3


Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>