26 abril 2013

"Pensar na vida depois da morte não é alienação", explica Francisco



Cidade do Vaticano (RV) - “O caminho de fé não é alienação: prepara nosso coração para ver o maravilhoso rosto de Deus”: foi o que disse o Papa em sua homilia na missa presidida na Casa Santa Marta, onde reside. Como habitualmente, Francisco inspirou sua reflexão na liturgia do dia, que traz as palavras de Jesus aos discípulos: “Não se perturbe o vosso coração”.

“Estas palavras de Jesus são realmente lindas. No momento de se despedir, Jesus falou de coração a seus discípulos. Ele sabia que seus discípulos estavam tristes, percebia isso. Então começou a lhes falar como um amigo, comportando-se como um pastor. E disse: tenham fé em Deus e também em mim, e começou a lhes falar do céu, da pátria definitiva; que “estava indo preparar-lhes um lugar, que na casa do Pai havia muito lugar e que Jesus iria nos preparar um lugar”.

Francisco se interrogou: “o que significa isso? Alugar um quarto no céu?”. E respondeu: “preparar um lugar significa predispormo-nos a ver, a sentir e a entender a beleza daquilo que nos espera, da pátria para a qual nos encaminhamos”.

“Toda a vida cristã é um trabalho de Jesus e do Espírito Santo para nos preparar um lugar, preparar nossos olhos para ver... Os nossos olhos, os olhos de nossa alma, precisam ser preparados para verem o rosto maravilhoso de Jesus. É necessário preparar o nosso ouvido para ouvir as coisas e as palavras bonitas. Mas, principalmente, é preciso preparar o coração para amar, amar ainda mais”.

“No caminho da vida – ressaltou o Papa – o Senhor prepara nosso coração com provações, consolações, tribulações e coisas boas. Alguns pensam que esta idéia é uma alienação, que a vida é concreta e que não se sabe o que existe além dela...”. “Jesus, no entanto, nos diz que não é assim, insistindo “tenham fé em mim; o que digo é a verdade, não te engano”.

Francisco concluiu que “preparar-se ao céu é começar a saudá-lo de longe. Isto não é alienação, é a verdade, é deixar que Jesus prepare nosso coração e nossos olhos para tamanha beleza, para o caminho de retorno à pátria”.

Enfim, o Papa rezou para que o Senhor nos dê forte esperança, coragem e humildade para deixar que Ele prepare a nossa morada, a “morada definitiva em nosso coração, em nossos olhos e em nossos ouvidos”.
(CM)



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>