21 maio 2013

É fácil ser cristão? - Perseguição aos cristãos africanos


Passando praticamente despercebida pela opinião pública internacional, na República Centro-Africana um novo drama de perseguição dos cristãos está em pleno desenvolvimento. Segundo informação enviada por fontes eclesiásticas centro-africanas à Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), os locais de missões e as igrejas foram saqueadas, destruídas e até mesmo incendiadas por tropas favoráveis ao novo Governo.
Toda resistência é suprimida sem compaixão. Vários cristãos foram assassinados ou feridos. As nove dioceses do país foram afetadas, sete delas de modo particularmente grave. Segundo fontes da AIS, estas dioceses “perderam tudo” e não têm como ajudar nem mesmo os mais necessitados. Os bispos em particular estão em situação de risco, mas se negam a abandonar os seus fiéis. Muitos cristãos fugiram para o campo e não se atrevem a voltar às suas casas por medo de encontrar-se com os rebeldes. As milícias pertencem ao movimento muçulmano Séléka, procedem do norte do país e estão fortemente armadas.

Em janeiro deste ano, a Ajuda à Igreja que Sofre enviou, através de canais seguros, uma ajuda de emergência à diocese da Kanga Bandoro. Diante da situação de extrema emergência, a ajuda foi ampliada: outras quatro dioceses estarão recebendo uma ajuda imediata. “Neste instante é impossível cogitar a reconstrução das igrejas e das casas, ou tentar conseguir novos veículos para repor os que foram roubados pelos rebeldes; trata-se simplesmente de uma questão de sobrevivência”, afirmam as fontes à AIS.
De: facebook.com/Ajuda A Igreja Que Sofre 

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>