10 setembro 2013

Eis aí tua Mãe - Maria medianeira






969    "Esta  maternidade  de  Maria  na  economia  da  graça  perdura  ininterruptamente,  a  partir  do consentimento que ela fielmente prestou na anunciação, que sob a cruz resolutamente manteve, até a perpétua consumação de todos os eleitos. Assunta aos céus, não abandonou este múnus salvífico, mas, por sua múltipla intercessão, continua a alcançar-nos os dons da  salvação eterna. (...) Por isso, a bem-aventurada  Virgem  Maria  é  invocada  na  Igreja  sob  os  títulos  de  advogada,  auxiliadora.  protetora, medianeira."  (Catecismo da Igreja Católica)


Como explicar Maria “Medianeira” aos evangélicos

Maria Medianeira

Meu primeiro encontro pessoal com a Virgem Maria aconteceu quando eu era um estudante em um seminário anglicano protestante na Inglaterra.Eu tinha sido criado como um evangélico e encontrei meu caminho para a igreja Anglicana. Lá eu estava me preparando para a ordenação. Um amigo católico, que foi um oblato beneditino, sugeriu que eu gostaria de visitar um mosteiro beneditino católico.

Enquanto lá, eu disse a um dos monges que durante um tempo de oração contemplativa que eu havia sentido a presença de Deus de uma forma muito real, mas feminino. A feminilidade me havia perturbado porque eu sabia que Deus não é feminino. O monge sorriu e disse: “Não se preocupe. Isso não é Deus. É a Virgem Maria. Ela é a Medianeira. Ela quer ajudá-lo com suas orações e trazê-lo mais perto de Deus.”

Eu fiquei chocado. Na época, a Virgem Maria não desempenhou nenhum papel na minha vida devocional. Como um bom rapaz evangélico que eu era, tinha memorizado 1 Timóteo 2:5, que diz: “Há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” Ao chamar a Maria de “Medianeira”, ele confirmou meu preconceito contra os católicos que acreditam em coisas que “contradizem a Bíblia”. Ele também confirmou a minha suspeita de que os católicos deram à Maria um status de igualdade com Jesus.

Eu coloquei essa noção firmemente para um lado e não considerei-a novamente até depois de eu ter entrado na Igreja Católica. Este adiamento foi possível porque o papel de Maria como Co-redentora e Medianeira da graça não é um dogma definido formalmente da Igreja Católica. Continua a ser uma opinião piedosa, um modo devocional útil e forma teológica de meditar sobre Maria. Minha atenção foi atraída de volta à questão, no entanto, quando eu estava escrevendo Maria: Um Debate católicos x evangélicos com um velho amigo que tinha frequentado a Bob Jones University comigo.

Uma vara para atiçar-nos

Eu entendo títulos como Maria Medianeira e Co-redentora continuam a ser um dos pontos mais doloridos nas discussões evangélica – Católicas. Um protestante que já ouviu falar desses títulos vai usá-los como uma grande clava com o qual vencer os católicos, e é importante saber a melhor forma de envolver a discussão.

Para o diálogo genuíno, é vital ouvir e entender o ponto de vista evangélico. Os objetores evangélicos das devoções e títulos à Mãe de Deus, exaltam-se porque acham que prejudicam a honra e a adoração devida a Jesus Cristo. O protestante não pretende intencionalmente desprezar Maria, porém, menosprezam-na para defender a devoção adequada ao seu Filho.

O modo para começar qualquer discussão à cerca de Maria como Medianeira e Co-redentora é afirmar que os católicos realmente acreditam que a morte de Jesus Cristo é toda-suficiente para a salvação dos nossos pecados. Se você puder citar um autor notoriamente devoto de Maria; “Veja, aqui está alguém que promove devoção mariana”, você diz: “Ele realmente quer que ela seja proclamada Co-Redentora, mas insiste que a morte de Cristo é toda suficiente.” Contudo, é importante salientar que nem todo autor católico reflete fielmente em seus escritos as Doutrinas Católicas. Ensino católico é ensinado pelo Magistério da Igreja. Autores católicos, porém, podem – mesmo que não intencionalmente – contradizer a Igreja. Nesse sentido, é imperativo que o autor usado em sua discussão seja fiel ao Magistério. Se isso não puder ser comprovado, é melhor restringir-se ao uso do Catecismo como fonte para demonstrar o que ensina a Igreja-

Considerados os pontos acima, um livreto chamado Vox Populi Mariae Mediatrici do Centro Petição que promove estes títulos para Maria começa com estas palavras: “A salvação da humanidade foi realizada por unigênito Filho de Deus, Jesus Cristo, A Paixão e Morte de Cristo. o nosso único Redentor, não foi apenas suficiente, mas satisfação “superabundante” por culpa humana e o consequente endividamento de punição “( Um novo Dogma Mariano? Corredentora, Medianeira de todas as graças e advogada ).

O livreto passa a explicar: “Mas Deus quis que esta obra de salvação fosse realizado através da colaboração de uma mulher, respeitando seu livre arbítrio (Gal. 4:4).” Este ponto apresenta um bom próximo passo em discutir essa crença católica com uma evangélica.

Você vai cooperar ou não?

Em vez de perder tempo em uma discussão sobre Maria ser Medianeira e Co-redentora, é útil discutir o princípio e a possibilidade dos seres humanos cooperarem com Deus na obra da redenção. Os protestantes têm uma resistência arraigada a ideia de que podemos cooperar com Deus para a nossa redenção em tudo. Em seu desejo de manter as doutrinas da sola gratia e sola fide , alguns deles vão para os extremos de acreditar que não podemos fazer absolutamente nada para cooperar com Deus na nossa redenção porque isso equivaleria a salvação pelas obras.

Como resultado, os sistemas de crenças mais evangélicos contem um elemento muito forte de quietismo. Quietismo é uma espécie de fatalismo: É que a heresia que diz que você pode fazer absolutamente nada para se engajar no trabalho de sua salvação. É a crença cada alma seja como uma folha na maré da onipotente Providência de Deus. Devido a esse entendimento, é difícil para muitos evangélicos compreenderem a ideia de que Deus usa a cooperação humana para cumprir a sua vontade no mundo. Que a cooperação humana é realmente crucial para a redenção do mundo não faz parte da sua perspectiva.

Portanto, antes de falar sobre a colaboração de Maria com Deus, vale a pena discutir o princípio básico de que os seres humanos podem cooperar com Deus. A maioria dos evangélicos vai admitir que nós, de fato, necessitamos de responder à graça de Deus para que ele seja eficaz em nossas vidas. Mesmo no nível mais básico, os evangélicos admitem que uma pessoa deve “aceitar Jesus” para ser Salva, e nesse sentido, automaticamente são obrigados a admitir que devem cooperar com a Graça de Deus. Assim como eles fazem, você pode apontar que esta é uma forma de cooperação com Deus. Neste ponto, a vontade humana e a vontade divina estão unidas para a obra da salvação.

Esta cooperação com Deus não é apenas para a salvação do indivíduo. O Novo Testamento deixa claro que há mais do que isso. Assim, por exemplo, afirmamos que Jesus é o Sumo Sacerdote da Nova Aliança, mas o Novo Testamento chama-nos também a partilhar esse sacerdócio (Apocalipse 1:5-6;. 1 Pe 2:5,9). Fazemos isso através da partilha dos sofrimentos de Cristo (Mt 16:24; 1 Pe 4:13.). Paulo chama-se “co-trabalhador com Cristo” (1 Coríntios 03:09). E diz que parte disso é que ele foi crucificado com Cristo e ações nos sofrimentos de Cristo (2 Cor 1,5;. Phil 3,10) .

Se o evangélico acredita na Bíblia e quer viver uma vida cristã, ele não só deve admitir que ele precisa cooperar com Deus para a sua própria salvação, mas também que esta cooperação é parte de uma identificação maior com Cristo, e que esta identificação com Cristo é para a salvação do mundo. Ele também deve admitir que, de alguma maneira misteriosa, os sofrimentos que enfrentamos fazem parte da maneira como Deus trabalha para redimir o mundo.

Maria Evangelista

Uma vez que um evangélico admite que a cooperação com Deus não é apenas possível, mas necessária, abre-se a ideia de que há um propósito para a nossa co-labuta com Deus. Nós cooperamos com Deus para a salvação do mundo. Aqui é outro ponto em que a crítica evangélica pode se conectar. O evangélico acredita que cada um de nós tem uma nova missão na vida: Devemos proclamar Cristo crucificado. Temos que espalhar o evangelho e compartilhar da obra salvífica de Cristo com o mundo. Somos chamados à oração, santidade e evangelismo. De lá, é um pequeno passo para ver que esta é uma outra maneira de dizer que somos chamados a ser mediadores do amor e do perdão de Cristo. Todo cristão acredita que ele ou ela é chamada a rezar para o mundo, para interceder e mediar pelos outros, para ter um “ministério da reconciliação” (2 Coríntios. 5:18-19). Os evangélicos conhecem os exemplos do Antigo Testamento, onde Moisés e Abraão intercederam em nome de outras pessoas juntos a Deus, e todos os cristãos concordam sobre a necessidade de mediar em oração uns pelos outros. Esta é uma boa maneira de explicar o papel Medianeira da Bem-aventurada Virgem Maria. Maria é a primeira evangelista. Ela carregava a Palavra de Deus em seu corpo, manteve-O lá, e trouxe-O ao mundo. Este foi o seu papel prático na Encarnação, mas houve também o seu papel teológico. Ao fazer isso, ela nos mostra a nossa vocação menor a ser mediadores da Nova Aliança e ministros da reconciliação.

É verdade que o papel de Maria como Medianeira é mais cósmico do que o nosso, mas os princípios são os mesmos. Compreender nossa própria participação na obra salvífica de Deus através da oração e do sacrifício de mediação nos ajuda a entender como ela faz a mesma coisa, só que maior e melhor, porque ela é o mais sagrada dos seres humanos e aquela que está mais próxima do Filho de Deus.

Vale a pena discutir que os Padres da Igreja viram Maria como medianeira de toda a graça.

De: facebook.com/CAIAFARSA




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