18 setembro 2013

Para Núncio em Damasco, "vítimas das armas químicas" e o Papa são responsáveis por reviravolta na situação síria



Cidade do Vaticano (RV) – “Os mortos pelas armas químicas” e “a oração do Papa Francisco” levaram a uma “virada”, a “uma mudança radical” na tragédia síria. Foi o que afirmou o Núncio Apostólico de Damasco, Dom Mario Zenari, ao comentar o relatório da ONU que confirma o uso de armas químicas na guerra que há mais de dois anos martiriza a Síria.

A investigação foi exigida pela comunidade internacional, após a morte de centenas, se não milhares de pessoas em Ghouta, periferia de Damasco, supostamente provocada pelo uso de armas químicas. O relatório dos especialistas foi divulgado 4 semanas após o ataque.

O relatório conclui que “armas químicas foram usadas”, mas não afirma quem é o responsável pelos ataques. Estados Unidos, Grã-Bretanha e França declararam imediatamente que “os detalhes técnicos” citados no relatório e a escala do ataque leva “sem dúvida alguma” à conclusão de que armas químicas foram usadas pelo regime de Assad.

A Rússia, aliada da Síria, rejeita tal conclusão e afirma que “as denúncias segundo a qual foi a oposição a usar as armas químicas não devem ser colocadas de lado facilmente”. Também o regime sírio declara-se inocente e acusa a oposição armada.

Neste contexto em que nenhuma das partes assume o uso de armas químicas, Dom Zenari sublinhou que “a tragédia que aconteceu em 21 de agosto passado deve marcar a reviravolta da situação. Este foi um alarme que indicou o abismo para onde estávamos resvalando. É necessário que todos façamos um giro de 180º e mudemos o comportamento. Se aqueles mortos inocentes, aquelas crianças, conseguirem provocar esta mudança, suas mortes não terão sido em vão. Estes mortos inocentes devem forçar uma mudança”.(JE)



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>