15 outubro 2013

A BELEZA FASCINANTE DA CASTIDADE NO NAMORO QUE DEUS DESEJA:


Quando perguntamos qual a definição para castidade, obtemos muitas opiniões: sexo só depois do casamento, fidelidade, abster-se de relações sexuais, enfim, associamos sempre ao sexo. Mas nem é só isso. A castidade vai além de sexo. Qual a Essência do homem? Para bem entender a razão para se viver castamente, foi colocada para os jovens a necessidade de se compreender a sua essência. Devemos responder a perguntas como:

Quem é Deus? Deus é amor.

Quem somos nós? Somos imagem e semelhança de Deus.

Logo, somos amor e temos que amar. O problema é que às vezes nos esquecemos disso ou não compreendemos esta verdade. Deus, no seu infinito amor, nos fez como maior obra de sua criação. Então, se somos amor e fomos criados para amar, por que tanta dificuldade para isto?
Devido ao pecado que entrou na vida do homem, o orgulho, fraturando seu interior. Onde tinha equilíbrio, o pecado deixou desequilíbrio. Mas para resolver esse problema, Deus enviou seu filho amado, Jesus, para restaurar essa fratura no interior do homem, devolvendo-o sua essência. Podemos experimentar isto quando estamos íntimos do Espírito Santo, ele traz de volta o que é a nossa essência.

Quando nos esquecemos quem somos, de quem somos, acreditamos em tudo o que dizem a nosso respeito, nos deixamos levar pelos outros e não pela luz do Espírito Santo.

Castidade: pleno domínio de si

Essa é a melhor definição. Muitas pessoas têm uma imagem errada de castidade, associado-a NÃO: não a sexo, não ao prazer, não a diversão; enquanto castidade quer dizer SIM. Primeiro você diz sim ao plano de Deus, então você vive a castidade como uma resposta a este sim e, consequentemente, diz não a tudo que é oposto a Ele. Castidade é liberdade de escolha. Você escolhe o que convém a Deus, não deixando se levar por seus egoísmos, vontades e impulsos.

Frutos da castidade

A castidade, quando vivida, gera frutos como: serenidade; temperança; amor a Deus; alegria; visão pura; vigor para coisas úteis como visitar um doente, estudar, praticar esportes; amadurecimento da personalidade; respeito; esforço em fazer o outro feliz; boa superação de problemas ou dificuldades; etc.
Meios
A castidade é dom, depende do amor de Deus; se torna uma virtude quando temos o propósito de vivê-la.
Ter vida de oração pessoal, ter vida comunitária, ter convicção, ter disciplina (ascese), buscar os sacramentos, principalmente eucaristia e confissão, praticar atividades físicas, entre outros, são meios que ajudam na vivência da castidade.

Sexo

O sexo (desejo sexual) foi colocado por Deus, portanto em si não é pecado. O pecado está na forma e na hora que é feito. Viver com sexo desregrado, como quiser, com quem quiser, não leva a realização da finalidade com o qual foi criado: procriação e união. O sexo diz respeito a capacidade de amar e procriar, criando vínculos de comunhão com os outros. O amor conjugal entre homem e mulher atende a esta dupla exigência: fidelidade e fecundidade.

O mundo hoje é bombardeado diariamente com ideias para se viver a seu bem prazer. Vende uma vida de ilusão onde ninguém precisa ter responsabilidade com ninguém. Não podemos nos enganar. Rezar para que, à luz do Espírito Santo, tomemos a decisão correta. Devemos lutar pelo projeto de Deus. A felicidade plena só será alcançada quando fizermos a vontade de Deus.


De: facebook.com/ApologistasdaSaDoutrina

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>