18 outubro 2013

Qual é a Maior Necessidade do Ser Humano?



As más notícias nos atropelam diariamente e, muitas vezes, ouvimos a indagação: onde isto tudo vai parar? Há ainda esperança para nosso mundo? Os governos das grandes nações buscam soluções, as religiões oferecem caminhos, mas os que creem na Sagrada Escritura têm certeza que há somente uma resposta: o Senhor Jesus Cristo é a Luz do mundo. O Evangelho de São João diz: “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (João 1.4-5).

Se a necessidade fosse econômica, Deus teria enviado um Ministro da Economia. Se fosse segurança, Deus teria enviado um Chefe de Polícia. Se fosse um emprego melhor, Deus teria enviado um Ministro do Trabalho. Se fosse saúde, Deus teria enviado um médico. No entanto, por entender que nossa maior necessidade é a de ter um relacionamento pessoal com Deus, Ele nos enviou um SALVADOR ETERNO.

A maior necessidade do ser humano é conhecer a Deus e desfrutar Sua companhia por toda a eternidade! A Bíblia afirma que o homem está separado do seu Criador por causa do pecado. Todavia, com a finalidade de proporcionar uma solução para isso, Deus enviou Jesus Cristo para perdoar esse pecado e garantir a certeza da felicidade eterna.

Quando pecamos, afastamo-nos do Senhor. Como Jonas, tentamos ir para o mais longe possível de Deus, tanto quanto o pudermos (Já 1,3). Como Jonas, no entanto, nos deparamos com Deus, não importa para onde formos. O salmista questionou: “Para onde irei longe do Teu Espírito? Da Tua presença, para onde posso fugir? Se eu subir aos céus, lá Te encontro; se eu descer ao mundo inferior. Estás presente lá”. (S1 139,7-8). No entanto, se insistirmos, o Senhor nos deixará finalmente escapar d’Ele. Este lugar de escape é chamado de inferno ou condenação eterna, onde, tristemente, podemos separar-nos de Deus para sempre. Quando fugirmos de Deus, o Senhor irá tentar livrar-nos de nosso esconderijo do pecado (Cl 15,4). Assim como fez com Adão e Eva, o Senhor vai chamar-nos: “Onde estás”? (Gen. 3,9). Se nos voltarmos para Ele, Ele virá correndo ao nosso encontro, antes que cheguemos ao meio do caminho. Nosso Pai celestial estará indo ao nosso encontro, jogando seus braços em volta de nosso pescoço e nos beijando (Lc 15,20). No entanto, o Senhor não nos força. O que precisamos fazer? Devemos nos arrepender. Quando Pedro se distanciou de Jesus, indo de volta para a empresa de pesca e rejeitando o Senhor, Este o chamou para ser pescador de homens. Jesus estendeu a mão para Pedro e chegou a cem metros dele (Jo 21,8). No entanto, Pedro teve que “pular no lago e nadar cerca de cem metros”. (Jo 21,7). Em Seu amor por nós, Jesus vai viajar todo o tempo e espaço necessário para estar perto de nós. Mas, através do arrependimento, devemos cobrir alguns metros para chegarmos até Ele.


O DESEJO DE DEUS

“Eu fui enviado pelo Senhor Jesus, que te apareceu no caminho, para recobrares a vista e ficares cheio do Espírito Santo”. (At 9,17).

Nosso Senhor Jesus Cristo quer que todos sejam salvos (1Tm 2,4). Ele deseja tanto a nossa salvação que:

· Ficou pendurado na cruz, derramou Seu sangue e morreu por nós (Jo 19, 33-37);

· Deu-nos o Seu Espírito Santo (Mc 1:8);

· Fundou a Igreja (Mt 16:18);

· Derrubou um perseguidor Seu no chão com um flash de luz, e então o questionou de forma audível (At 9,3-4);

· Atacou uma pessoa de cegueira, para levá-la ao arrependimento (At 9,8 ss);

· Exorta os cristãos a arriscarem suas vidas (At 9,13 ss) e até mesmo a serem martirizados;

· Salva o pior dos pecadores, como “um exemplo”, para mostrar que Ele pode salvar a qualquer um (1Tm 1,15-16);

· Dá-nos de comer a Sua carne, e dá-nos de beber o Seu sangue (Jo 6,55);

· Vive dentro de nós (Jo 17,23);

· Insiste em que cada um de nós proclame o Evangelho a toda criatura, de modo que o maior número possível de pessoas venha a crer e ser salvo (1Cor 9,19).

Nós somos salvos pela graça, mediante a fé em Cristo (Ef 2,8). “A fé vem pela pregação, e a pregação é pela palavra de Cristo”. (Rm 10,17). Por isso, São Jerônimo disse corretamente: “A ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo”. (Catecismo, 133).

Faça com que “a palavra do Senhor” continue “a se espalhar e a aumentar”. (At 12,24). Só com pregação da Palavra de Deus muitos poderão encontrar a sua maior necessidade que é a vida com Deus.

O sistema das trevas faz de tudo para o ser humano ser desviado do seu maior desejo de paz, de amor, de justiça e de salvação, no entanto, temos que testemunhar e anunciar a completa satisfação do ser humano que é a graça e a fé em Cristo para sua realização eterna: “o gozo da alma para sempre”.

Pe. Inácio José do Vale
Professor de Historia da Igreja - Instituto de Teologia Bento XVI - Pregador de Retiros Espirituais
Sociólogo em Ciência da Religião

De: pr.gonet.biz
 


Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>