03 junho 2014

O céu é apenas um dormitório? Para os protestantes, sim.



Qual o motivo da falsa doutrina de não crer na intercessão dos santos?

Como não crer que os céus estão povoados de almas benditas que intercedem por nós? 


No que nós católicos cremos, fala-nos o Catecismo

ARTIGO 9 - PARÁGRAFO 5
A COMUNHÃO DOS SANTOS  

946  Depois  de  ter  confessado  "a  santa  Igreja  católica",  o  Símbolo  dos  Apóstolos  acrescenta  "a comunhão dos santos". Este artigo é, de certo modo, uma explicitação do anterior: "Que é a Igreja, se não a assembléia de todos os santos?" comunhão dos santos é precisamente a Igreja. (Parágrafo relacionado 823)

947  "Uma vez que todos os crentes formam um só corpo, o bem de uns é comunicado aos outros...
Assim,  é  preciso  crer  que  existe  uma  comunhão  dos  bens  na  Igreja.  Mas  o  membro  mais  importante  é Cristo,  por  ser  a  Cabeça...  Assim,  o  bem  de  Cristo  é  comunicado  a  todos  os  membros,  e  essa comunicação  se  faz  por  meio  dos  sacramentos  da  Igreja."  Como  esta  Igreja  é  governada  por  um  só  e mesmo Espírito, todos os bem que ela recebeu se tornam necessariamente  um fundo comum. (Parágrafo relacionado 790)

948   O   termo   "comunhão   dos   santos"   tem,   pois,   dois   significados   intimamente   interligados: "comunhão  nas  coisas  santas  (sancta)"  e  "comunhão  entre  as  pessoas  santas  (sancti)".  (Parágrafo relacionado 1331)

"Sancta sanctis!" (o que é santo para os que são santos): assim proclama o celebrante na maioria das liturgias orientais no momento da elevação dos santos dons, antes do serviço da comunhão. Os fiéis (sancti) são alimentados pelo Corpo e pelo Sangue de Cristo (sancta), a fim de crescerem na comunhão do Espírito Santo (Koinonia) comunicá-la ao mundo.

  I. A COMUNHÃO DOS BENS ESPIRITUAIS
949 Na comunidade primitiva de Jerusalém, os discípulos "mostravam-se assíduos ao ensinamento dos Apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações" (At 2,42). (Parágrafo relacionado 185)
A comunhão na fé. A fé dos fiéis é a fé da Igreja, recebida dos Apóstolos, tesouro de Vida que se
enriquece ao ser compartilhado.
950    A  comunhão  dos  sacramentos.  "O  fruto  de  todos  os  sacramentos  pertence  a  todos  os  fiéis.
Com  efeito,  os  sacramentos,  e  sobretudo  o  Batismo,  que  é  a  porta  pela  qual  se  entra  na  Igreja,  são igualmente vínculos sagrados que os unem a todos e os incorporam a Jesus Cristo. A comunhão dos santos é a comunhão operada pelos sacramentos... O nome comunhão pode ser aplicado a cada sacramento, pois todos eles nos unem a Deus... Contudo, mais do que a qualquer outro, este nome convém à Eucaristia, porque é principalmente ela que consuma esta comunhão[a4] ." (Parágrafos relacionados 1130,1331)

951 A comunhão dos carismas. Na comunhão da Igreja, o Espírito Santo" distribui também entre os fiéis de todas as ordens as graças especiais" para a edificação da Igreja[a5] . Ora, "cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos" (1Cor 12,7). (Parágrafo relacionado 799)

952  "Punham tudo em comum" (At 4,32). "Tudo o que o verdadeiro cristão possui, deve considerá-lo como um bem que lhe é comum com todos, e sempre deve estar pronto e disposto a ir ao encontro do indigente  e  da  miséria  do  próximo.    O  cristão  é  um  administrador  dos  bens  do  Senhor.  (Parágrafo relacionado 2402)

953  A comunhão da caridade. Na "comunhão dos santos" "ninguém de nós vive e ninguém morre para  si  mesmo"  (Rm  14,7).  "Se  um  membro  sofre,  todos  os  membros  compartilham  seu  sofrimento;  se  um membro é honrado, todos os membros compartilham sua alegria. Ora, vós sois o Corpo de Cristo e sois seus membros, cada um por sua parte" (1Cor 6-27). "A caridade não procura seu próprio interesse" (1 Cor [a8] 13,5) O menor dos nossos atos praticado na caridade irradia em benefício de todos, nesta solidariedade com todos os homens, vivos ou mortos, que se funda na comunhão dos santos. Todo pecado prejudica esta comunhão. (Parágrafos relacionados 1827,2011,845,1469)

  II. A COMUNHÃO ENTRE A IGREJA DO CÉU E A DA TERRA
954    Os  três  estados  da  Igreja.  "Até  que  o  Senhor  venha  em  Sua  majestade  e,  com  ele,  todos  os anjos e, tendo sido destruída a morte, todas as coisas lhe forem sujeitas, alguns dentre os seus discípulos peregrinam na terra; outros, terminada esta vida, são purificados; enquanto outros são glorificados, vendo claramente o próprio Deus trino e uno, assim como é'. (Parágrafos relacionados 771,1031,1023)
Todos, porém, em grau e modo diverso, participamos da mesma caridade de Deus e do próximo e cantamos  o  mesmo  hino  de  glória  a  nosso  Deus.  Pois  todos  quantos  são  de  Cristo,  tendo  o  seu  Espírito, congregam-se em uma só Igreja e nele estão unidos entre si". 

955    A  união  dos  que  estão  na  terra  com  os  irmãos  que descansam na paz de Cristo de maneira alguma se interrompe; pelo contrário, segundo a fé perene da Igreja, vê-se fortalecida pela comunicação dos bens espirituais." 

956  A intercessão dos santos. "Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela frater na solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio": (Parágrafos relacionados 1370,2683)
Não  choreis!  Ser -vos-ei  mais  útil  após  a  minha  morte  e  ajudar-vos-ei  mais  eficazmente  do  que durante a minha vida.


Alguns textos bíblicos:
 "7 Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento". (Lc 15,7)
O céu se alegra por um só pecador que se arrepende (não estão dormindo, estão se alegrando)



"8 Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor. 9 É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe." (2Cor 5,8)
(Ir habitar junto do Senhor, não ir dormir junto do Senhor. Como Paulo pode afirmar que vivos ou mortos podemos agradar so Senhor?)

"30 E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias, 31 que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém "(Lc 9-,30-31)
(Moi´se e Elias falavam com Jesus, não estavam, pois, dormindo)


"12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e todos que aí habitais. Mas, ó terra e mar, cuidado! Porque o Demônio desceu para vós, cheio de grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta" (Ap 12,12)
(Alegrai-vos, ó céus, como pode alguém se alegrar dormindo?)


23 Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor;(Fl 1,23)
(Paulo fala que desejaria desprender-se deste corpo para "estar com Cristo". Por acaso ele falou em dormir?)

Textos bíblicos inspirados na pagina > facebook.com/Esclarecimento-de-duvidas-católicas


Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>