18 setembro 2014

Papa: "Reconhecer os pecados para receber o carinho de Jesus

Cidade do Vaticano (RV) – A coragem de admitir nossos pecados abre as portas ao carinho de Jesus e ao seu perdão: foi o que disse o Papa Francisco na homilia da missa celebrada na manhã de quinta-feira, 18, na Casa Santa Marta.

A leitura do dia, extraída do Evangelho de Lucas, fala da pecadora que lava os pés a Jesus com suas lágrimas e os unge de perfume, enxugando-os com seus cabelos.
“Jesus foi convidado a comer na casa de um fariseu, pessoa de certo nível e cultura” – disse o Papa – “que queria ouvir Jesus e sua doutrina. E dentro de si, julgou seja pecadora como Jesus, que se fosse um profeta, saberia que gênero de mulher era aquele que o tocava”. “O fariseu não era mau, mas não conseguia entender o gesto daquela mulher:
"Não conseguia entender os gestos elementares do povo. Talvez este homem tivesse esquecido como se acaricia uma criança, como se consola uma idosa. Em suas teorias, em sua vida de governante, não se lembrava dos primeiros gestos da vida, aquele nós todos, quando nascemos, recebemos de nossos pais”.

Jesus – destacou o Papa – repreendeu o fariseu com humildade e ternura: “A sua paciência, o seu amor e o desejo de salvar todos o levaram a lhe explicar o que fez a mulher e os gestos de cortesia que ele mesmo não fez. E em meio ao murmúrio dos convivas, disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados! Tua fé te salvou; vai em paz!”.

“A palavra salvação – ‘A tua fé te salvou’ – diz somente à mulher, que é uma pecadora. E diz porque ela foi capaz de chorar por seus pecados, confessar seus pecados, e dizer: ‘eu sou uma pecadora’, e disse a si mesma. Não disse àquelas pessoas que não era ruim: eles se achavam que não eram pecadores. Os pecadores eram os outros: os cobradores de impostos, as prostitutas ... Estes eram os pecadores. Jesus diz esta palavra – “Você está salvo, você está salva, você se salvou'- somente para aquele que sabe abrir seu coração e se reconhecer pecador. A salvação somente entra no coração quando nós abrimos o coração na verdade dos nossos pecados”.

“O lugar privilegiado do encontro com Jesus Cristo - recordou o Papa - são os seus pecados”. Isso parece uma “heresia - observou – mas dizia isso também São Paulo”, que se vangloriava de duas coisas apenas: dos seus pecados e de Cristo ressuscitado que o salvou:
“E por isso reconhecer os próprios pecados, reconhecer a nossa miséria, reconhecer o que somos e do que somos capazes de fazer ou ter feito é precisamente a porta que se abre à carícia de Jesus, ao perdão de Jesus, à Palavra de Jesus: ‘Vai em paz, a tua fé te salvou! ', porque você foi corajoso, você foi corajosa a abrir o seu coração a quem, é o único que pode salvar você”.
Jesus disse aos hipócritas: “as prostitutas e os cobradores de impostos irão preceder vocês no Reino dos Céus”. “E isso é forte!" - conclui o Papa – para que aqueles que se sentem pecadores abram os seus corações na confissão dos pecados, ao encontro com Jesus, que deu seu sangue por todos nós”. (CM-SP)

 De: news.va

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>