24 julho 2015

Sua música pagava seus vícios, que mais pedir? Justo o que encontrou quando «Deus passou diante de mim»



Quando o Celta voltou à Primeira Divisão do futebol espanhol em 2012, começou a cantar para celebrar uma canção poderosa e cativante que desde então forma parte das que todo bom aficionado celtista conhece: Vibra Balaídos.

Seu autor, Rubén de Lis, nasceu em Gondomar, a trinta quilômetros de Vigo, há 38 anos. E embora o dia do acesso não muda em si de gozo (depois unos anos nesse inferno que supõe a Segunda Divisão para clubes com tanta tradição na Liga espanhola como a esquadra gallega), o gozo verdadeiro lhe havia chegado muito tempo atrás, e não precisamente por meio do futebol, e sim de um momento especial de oração com alguém especial que cruzou em seu caminho no momento de maior confusão.

Longe de Deus
"Nasci em um ambiente familiar católico, e aos 9 anos já cantava no coro paroquial junto com minha irmã. Íamos a missa todos os domingos e em seu momento recebi a confirmação", explica : uns dados biográficos muito comuns entre os espanhóis de sua geração.

Mas -algo também muito comum- diversas circunstancias o separaram desse caminho. Em seu caso, mais que a música em si mesma, cuja inquietude sentia desde criança, foi a forma de vida que empreendeu graças a ela. Havia começado a estudar no conservatório a os 13 anos, e já desde os 15 começou a ganhar dinheiro graças a seu talento com a guitarra, pelo  que tempo depois chegaria a receber alguma aula magistral do grande Manolo Sanlúcar. Em Madrid estudou fusão flamenca e harmonia moderna na Escuela de Música Creativa e com o guitarrista de Manolo García, Eric de Witt, e anos depois o faria com Josep Salvador, guitarrista de Alejandro Sanz, Niña Pastori o Miguel Ríos.
Aos 18 anos sua vida parecia perfeitamente montada em torno a sua paixão: "Ganhava um bom dinheiro e percorria a Espanha tocando em festas e noitadas, de hotel a hotel, em uma viajem permanente".

Não é que Deus o houvesse abandonado totalmente, mas contava pouco na vida de Rubén: "Embora agora me dou conta de que sempre tive a Deus em meu coração, nesses momentos me lembrava pouco d’Ele. É mais, o pouco que me lembrava era quando as coisas não iam como eu queria, quando apertavam as circunstâncias... Aí o chamava com insistência e exigia que me atendesse no momento. Me havia feito um Deus a minha maneira".

Vendo o abismo
Desde o ponto de vista profissional e vocacional, todo seguia sorrindo: "Participava em orquestras, tocava em bares com grupos de rock, gravava guitarras em estúdio para outros artistas... Ganhava dinheiro, seguia tocando, e chegaram o sexo, o álcool, muitos vícios... e embora eu sentia que Deus me chamava, me fazia de surdo, porque o mundo É guloso e faz ruído, e eu não podia imaginar um mundo sem a festa como único objetivo. Reconheço que o demônio tinha me estudado muito bem  e aproveitava minha insegurança, minha inconstância e minha pouca perseverança em tudo para não deixar-me aproximar do Amor verdadeiro de Nosso Senhor Jesus Cristo".

Os dias reluziam para Rubén, mas "as noites depois das festas eram um inferno de solidão, vazio, depressão, inconformismo": "Eu era uma pessoa muito egoísta", confessa. "Mas o Senhor é grande e misericordioso", recorda em seguida, "e enviou a um anjo do Brasil que se chama Dilmaría".

Um momento de oração que nunca mais se repetirá
Dilmaría é hoje sua esposa, mas não era Quando entrou em sua vida para modifica-la  por completo: "Nos conhecemos em um show meu, trocamos o telefone e dali a uns meses encontramos  de uma maneira muito providencial. Ela trabalhou para minha irmã como assistente laboral em sua casa, e ali começamos a ter uma relação muito maiss sincera, próxima e muito profunda".

Um dia tiveram uma conversa que seria decisiva para Rubén: "Ela notou que em minha vida havia coisas muito raras. Me perguntou antão se eu rezava, se cria em Deus, se tinha devoção à Virgem Maria... Eu lhe disse que fazia tempo que não rezava, e muito menos com fé. Então ela se sentou ao meu lado e com muita calma, tato e paciência me convidou a rezar juntos. Pouco a pouco meu coração se encheu de grande paz, de tranquilidade e sossego".

"Maria nossa Mãe passou na frente de nossas vidas", não duvida em afirmar: "Pouco a pouco fui deixando o álcool, os vícios e tudo l que me apartava de uma vida de luz e de amor a Deus".

Um dom para evangelizar

Assim começou uma etapa nova em sua existência, muito marcada por aquel primer Ave-Maria. Depois o regresso a uma fé vivida de verdade, faz site anos, sua vida profissional se expandiu e o levou ainda mais longe que antes. Tem cantado em Dubai, Marrocos, Suíça, Áustria, Portugal, França e Brasil, onde tem este ano programados no outono um concerto por mês. "Pude retomar minha vida, minha carreira, e Deus me tem agraciado com essas turnês por todos esses países e seis discos", muitos de cujos temas podem se ouvir  no iTunes ou em seucanal de Youtube.

Embora muitas de suas cações pertencem ao âmbito do que entendemos como música católica e participa em eventos cristãos oferecendo sua música e seu testemunho, sua vida profissional caminha por caminhos mais amplos: concede workshops, masterclass e é contratado para eventos seculares.

"Agora, em meu trabalho, seja em um pub, em uma discoteca, na praça comum, em um teatro ou em uma igreja, Deus sempre está acima de tudo. Em minha vida lhe ofereço tudo e lhe dou graças por tudo. É como um dentista que se converte a Deus, não por isso somente lhes saca os molares das freiras, verdade?", brinca: "Pois bem, igual. Minha profissão é músico, e embora agora sou muito feliz porque dedico meu tempo e o dom que Deus me deu para evangelizar, também faço eventos seculares".
Como todos os artistas, tem um agosto repleto de eventos: o 1 em Orense, o 4 em a Rioja, o 5 em Soria, um giro pela Região de Murcia de 13 a 16, ou 20 em Vigo... Com um término assinalado no calendário: dia 6 de agosto cantará no Encuentro Europeo de Jóvenes que tem lugar este ano em Ávila pela ocasião do quinto centenário de Santa Teresa de Jesus.

 “Ganhando almas para Deus"
Depois de trabalhos como MCCTu mejor soldado (ver abaixo o tema que lhe da título) ou Parábolas de guitarra. Atualmente está apresentando seu sexto álbum, Directo al corazón, gravado no Brasil. Rubén é um líder da Nova Evangelização a través da música. Percorre cidades e paróquias de todo o mundo com seus concertos-testemunhos e oferecendo oficinas de guitarra e espiritualidade: "Ganhando almas para Deus", explica com satisfação, "e acercando a os jóvenes al amor verdadero através de a música para que conozcan más e melhor a Jesus Cristo através de nossa Mãe Maria como intercessora".

Porque Dilmaría e ele sabem bem a quem devem tudo: "Visitamos o santuário de Fátima varias vezes ao ano, vamos junto a nossa Mãe para agradecer sua intercessão".

 

=======================================================================
Ouça abaixo, Rubén de Lis - Tu Mejor Soldado


Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>