21 janeiro 2016

Catecismo : Como devemos agir, segundo a Igreja, para transmitir a Revelação Divina.


Porquê e como deve ser transmitida a Revelação?
..........[74] Deus « quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade » (1 Tm 2, 4), quer dizer, de Cristo Jesus (37). Por isso, é preciso que Cristo seja anunciado a todos os povos e a todos os homens, e que, assim a Revelação chegue aos confins do mundo: Deus dispôs amorosamente que permanecesse íntegro e fosse transmitido a todas as gerações tudo quanto tinha revelado para salvação de todos os povos (38).


Deus «quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade» (1Tm 2,4ss), isto é, de Jesus Cristo. Por isso, é necessário que Cristo seja anunciado a todos os homens, segundo o seu mandamento: «Ide e ensinai todos os povos» (Mt 28,19ss). É o que se realiza com a Tradição Apostólica.

12. O que é a Tradição Apostólica?

.....[75] I. A Tradição apostólica
..........[75] « Cristo Senhor, em quem toda a revelação do Deus altíssimo se consuma, tendo cumprido e promulgado pessoalmente o Evangelho antes prometido pelos profetas, mandou aos Apóstolos que o pregassem a todos, como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, comunicando-lhes assim os dons divinos » (39).

......[76] A PREGAÇÃO APOSTÓLICA ...
..........[76] A transmissão do Evangelho, segundo a ordem do Senhor, fez-se de duas maneiras: - oralmente, « pelos Apóstolos, que, na sua pregação oral, exemplos e instituições, transmitiram aquilo que tinham recebido dos lábios, trato e obras de Cristo, e o que tinham aprendido por inspiração do Espírito Santo »; - por escrito, « por aqueles apóstolos e varões apostólicos que, sob a inspiração do mesmo Espírito Santo, escreveram a mensagem da salvação » (40).

......[77] ... CONTINUADA NA SUCESSÃO APOSTÓLICA
..........[77] « Para que o Evangelho fosse perenemente conservado íntegro e vivo na Igreja, os Apóstolos deixaram os bispos como seus sucessores, "entregando-lhes o seu próprio ofício de magistério" » (41). Com efeito, « a pregação apostólica, que se exprime de modo especial nos livros inspirados, devia conservar-se, por uma sucessão ininterrupta, até à consumação dos tempos » (42).
..........[78] Esta transmissão viva, realizada no Espírito Santo, denomina-se Tradição, enquanto distinta da Sagrada Escritura, embora estreitamente a ela ligada. Pela Tradição, « a Igreja, na sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo aquilo que ela é e tudo em que acredita » (43). « Afirmações dos santos Padres testemunham a presença vivificadora desta Tradição, cujas riquezas entram na prática e na vida da Igreja crente e orante » (44).
..........[79] Assim, a comunicação que o Pai fez de Si próprio, pelo seu Verbo, no Espírito Santo, continua presente e activa na Igreja: « Deus, que outrora falou, dialoga sem interrupção com a esposa do seu amado Filho; e o Espírito Santo - por quem ressoa a voz do Evangelho na Igreja, e, pela Igreja, no mundo - introduz os crentes na verdade plena e faz com que a palavra de Cristo neles habite em toda a sua riqueza » (45).

......[83] TRADIÇÃO APOSTÓLICA E TRADIÇÕES ECLESIAIS
..........[83] A Tradição de que falamos aqui é a que vem dos Apóstolos. Ela transmite o que estes receberam do ensino e do exemplo de Jesus e aprenderam pelo Espírito Santo. De fato, a primeira geração de cristãos não tinha ainda um Novo Testamento escrito, e o próprio Novo Testamento testemunha o processo da Tradição viva. É preciso distinguir, desta Tradição, as « tradições » teológicas, disciplinares, litúrgicas ou devocionais, nascidas no decorrer do tempo nas Igrejas locais. Elas constituem formas particulares, sob as quais a grande Tradição recebe expressões adaptadas aos diversos lugares e às diferentes épocas. É à sua luz que estas podem ser mantidas, modificadas e até abandonadas, sob a direção do Magistério da Igreja.


.....[96] RESUMO
..........[96] O que Cristo confiou aos Apóstolos, estes o transmitiram, pela sua pregação e por escrito, sob a inspiração do Espírito Santo, a todas as gerações, até à vinda gloriosa de Cristo.
..........[97] « A sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um único depósito sagrado da Palavra de Deus » (66), no qual, como num espelho, a Igreja peregrina contempla Deus, fonte de todas as suas riquezas.
..........[98] « Na sua doutrina, vida e culto, a Igreja perpetua e transmite a todas as gerações tudo aquilo que ela é, tudo aquilo em que acredita » (67).


A Tradição Apostólica é a transmissão da mensagem de Cristo, realizada desde as origens do cristianismo, mediante a pregação, o testemunho, as instituições, o culto, os escritos inspirados. Os Apóstolos transmitiram aos seus sucessores, os Bispos, e, através deles, a todas as gerações até ao fim dos tempos, tudo o que receberam de Cristo e aprenderam do Espírito Santo.


13. Como se realiza a Tradição Apostólica?
.....[76] A PREGAÇÃO APOSTÓLICA ...
..........[76] A transmissão do Evangelho, segundo a ordem do Senhor, fez-se de duas maneiras: - oralmente, « pelos Apóstolos, que, na sua pregação oral, exemplos e instituições, transmitiram aquilo que tinham recebido dos lábios, trato e obras de Cristo, e o que tinham aprendido por inspiração do Espírito Santo »; - por escrito, « por aqueles apóstolos e varões apostólicos que, sob a inspiração do mesmo Espírito Santo, escreveram a mensagem da salvação » (40).

A Tradição Apostólica realiza-se de duas maneiras: mediante a transmissão viva da Palavra de Deus (chamada também simplesmente a Tradição) e através da Sagrada Escritura que é o próprio anúncio da salvação transmitido por escrito.  


14. Que relação existe entre a Tradição e a Sagrada Escritura?


.....[80] II. A relação entre a Tradição e a Sagrada Escritura
......[80] UMA FONTE COMUM...
..........[80] « A Tradição sagrada e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, derivando ambas da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim » 16. Uma e outra tornam presente e fecundo na Igreja o mistério de Cristo, que prometeu estar com os seus, « sempre, até ao fim do mundo » (Mt 28, 20).
......[81] ... DUAS FORMAS DE TRANSMISSÃO DISTINTAS
..........[81] « A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito divino ». « A sagrada Tradição, por sua vez, conserva a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, e transmite-a integralmente aos seus sucessores, para que eles, com a luz do Espírito da verdade, fielmente a conservem, exponham e difundam na sua pregação » (47).
..........[82] Daí resulta que a Igreja, a quem está confiada a transmissão e interpretação da Revelação, « não tira só da Sagrada Escritura a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas. Por isso, ambas devem ser recebidas e veneradas com igual espírito de piedade e reverência » (48).

..........[97] « A sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um único depósito sagrado da Palavra de Deus » (66), no qual, como num espelho, a Igreja peregrina contempla Deus, fonte de todas as suas riquezas.


A Tradição e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, ambas tornam presente e fecundo na Igreja o mistério de Cristo e provêm da mesma fonte divina: constituem um só sagrado depósito da fé, do qual a Igreja recebe a certeza acerca de todas as coisas reveladas.



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>