10 março 2016

Por que preciso ir à Missa todos os domingos – “Finalmente, pela Celebração Eucarística nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus for tudo em todos”




Por que preciso ir à Missa todos os domingos – “Finalmente, pela Celebração Eucarística nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus for tudo em todos”

As tradições católicas, tão contestadas por muitos e até mesmo dentro da própria Barca de Pedro, têm sido alvo de questionamentos, rejeições, ataques. Muitos dizem que a igreja católica precisa renovar-se, precisa modernizar-se, enfim, acompanhar as mudanças no mundo.
A resposta que nós católicos precisamos dar a isso tudo, eu creio que seria: “O ‘mundo’ é que precisa acompanhar a Igreja”. Por exemplo, muitos antes de se falar em diretos trabalhistas a Igreja promulgou a Doutrina Social da Igreja, Encíclicas, cartas e documentos.
Aqueles que dizem que a Igreja precisa de renovação, necessitam eles mesmos de uma direção do Espírito Santo, pois Ele é o renovador do Corpo de Cristo, da sua Noiva. Jamais a Igreja será abandona, isso é promessa “
Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28,20); “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16,18)
Voltando ao assunto do título do post sobre a Missa dominical, essa sagrada tradição, queria meditar sobre alguns trechos do Catecismo:

1088... Cristo está sempre presente em sua Igreja, sobretudo nas ações litúrgicas. Presente está no sacrifício  da  missa,  tanto  na  pessoa  do  ministro,  pois  'aquele que agora  oferece  pelo  ministério  dos sacerdotes é o mesmo que outrora se ofereceu na cruz', quanto sobretudo sob as espécies eucarísticas.

I. A EUCARISTIA - FONTE E ÁPICE DA VIDA ECLESIAL
1324  A Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã”. “Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam.
Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa.”
1325  “A  comunhão  de  vida  com  Deus  e  a  unidade  do  povo  de  Deus,  pelas quais  a  Igreja  é  ela mesma, a Eucaristia as significa e as realiza. Nela está o clímax tanto da ação pela qual, em Cristo, Deus santifica o mundo, como do culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por ele, ao Pai.”
1326 Finalmente, pela Celebração Eucarística a nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus for tudo em todos (1Cor 15,28).
1327  Em  sua  palavra,  a  Eucaristia  é  o  resumo  e  a  suma  de  nossa  fé:  “Nossa maneira  de  pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma nossa maneira de pensar”.

II. COMO SE CHAMA ESTE SACRAMENTO?
1328  A  riqueza  inesgotável  deste  sacramento  exprime-se  nos  diversos  nomes que  lhe  são  dados.
Cada uma destas designações evoca alguns de seus aspectos. Ele é chamado: Eucaristia, porque é ação de  graças  a  Deus.  As  palavras  “eucharistein”  (Lc  22,19;  1Cor  11,24)  e  “eulogein”  (Mt  26,26;  Mc  14,22) lembram as bênçãos judaicas que proclamam sobretudo durante a refeição as obras de Deus: a criação, a redenção e a santificação.
1329 Ceia do Senhor, pois se trata da ceia que o Senhor fez com seus discípulos na véspera de sua paixão, e da antecipação da ceia das bodas do Cordeiro na Jerusalém celeste.
Fração  do  Pão,  porque  este  rito,  próprio  da  refeição  judaica,  foi  utilizado  por Jesus  quando abençoava  e  distribuía  o  pão  como  presidente  da  mesa,  sobretudo por  da  ocasião.  Ultima  Ceia.  É  por este gesto que os discípulos o reconhecerão após a ressurreição, e é com esta expressão que os primeiros cristãos designarão suas assembleias eucarísticas.
Com  isso  querem  dizer  que  todos  os  que  comem  do  único  pão  partido,  Cristo, entram  em comunhão com ele e já não formam senão um só corpo nele.
Assembleia   eucarística   (synaxxis,   pronuncie   “sináxis”),   porque   a   Eucaristia   é celebrada   na assembleia dos fiéis, expressão visível da Igreja.
1330    Memorial  da  Paixão  e  da  Ressurreição  do  Senhor.  Santo  Sacrifício,  porque atualiza  o  único sacrifício de Cristo Salvador e inclui a oferenda da Igreja; ou também santo sacrifício da Missa, “sacrifício de louvor” (Hb 13,15), sacrifício espiritual, sacrifício puro e santo, pois realiza e supera todos os sacrifícios da Antiga Aliança.
Santa e divina Liturgia, porque toda a liturgia da Igreja encontra seu centro e sua expressão mais densa  na  celebração  deste  sacramento;  é  no  mesmo  sentido  que se  chama  também  celebração  dos Santos  Mistérios.  Fala-se  também  do Santíssimo  Sacramento,  porque  é  o  sacramento  dos  sacramentos.
Com esta denominação designam-se as espécies eucarísticas guardadas no tabernáculo.
1331   Comunhão,   porque   é   por   este   sacramento   que   nos   unimos   a   Cristo, que   nos   toma participantes de seu Corpo e de seu Sangue para formarmos um só corpo; denomina-se ainda as “coisas santas:  ta  hagia  (pronuncia-se  “ta  háguia”  e  significa  “coisas  santas”);  sancta  (coisas  santas”  este  é  o sentido primeiro da “comunhão dos santos” de que fala o Símbolo dos Apóstolos pão dos anjos, pão do céu, remédio de imortalidade[ag29] , viático...
1332 Santa [§30] Missa, porque a liturgia na qual se realizou o mistério da salvação termina com o envio dos fiéis (“missio”: missão, envio) para que cumpram a vontade de Deus em sua vida cotidiana.



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>