23 maio 2016

Mike Hopkins levou à Estação Espacial Internacional o Santíssimo Sacramento e comungou 24 vezes





O astronauta afirma: «Uma força suprema criou isto»



Na Estação Espacial Internacional há um lugar donde -apesar de que esteja cheio de equipamentos robóticos- os astronautas gostam de reunir-se. Conhecido como a Cúpula, é um módulo pequeno com sete janelas de projeção ao exterior por onde os membros da tripulação podem gozar de vistas panorâmicas da Terra. Mike Hopkins, um astronauta estadunidense, dali contemplava a obra de Deus. Mike, católico e astronauta, levou à base espacial a Eucaristia, e pode comungar 24 vezes, tal e como se explica este artigo Portaluz.

Em sua primeira e até agora única missão ao espaço, iniciada em setembro de 2013, o astronauta Michael (Mike) Hopkins se encontrava desejoso de estar na Cúpula. O que viu lhe deixou maravilhado. "Quando vês a Terra desde essa posição tão vantajosa e observas toda a beleza natural que existe, resulta difícil não permanecer ali e concluir que deve haver uma força suprema que criou isto", afirma Hopkins, que é um fiel católico.


Conversão justo antes de partir
Era n a Cúpula donde Hopkins rezava e cada certo tempo tomava a Comunhão… Sim, pois graças a um acordo especial com a Arquidiocese de Galveston-Houston e com a ajuda do padre James H. Kuczynski, pároco da igreja Santa Maria Rainha em Friendswood, Texas, que é a paróquia de Hopkins, o astronauta pode levar consigo seis hóstias consagradas partidas (cada una) em quatro pedacinhos. Eram assim suficientes para que pudesse comungar uma vez por semana durante as 24 semanas que permaneceria a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional / sigla em inglês).
"Isto era extremamente, extremamente importante para mim", conta Hopkins, hoje com seus 47 anos de idade, que cresceu em uma zona rural nas redondezas de Richland, Missouri, em uma família que pertencia aos Metodistas Unidos; mas que (posteriormente) completou a catequese do Rito de Iniciação Cristã de Adultos e se converteu assim em Católico, justo antes de ir ao espaço.

Sua conversão, disse, não foi motivada somente porque sua esposa e suas duas filhas adolescentes eram católicas, e sim porque "Eu senti que algo faltava em minha vida".


Só com Jesus podia sair ao vazio do espaço
Hopkins completou duas caminhadas espaciais para trocar uma bomba do módulo, junto com seu companheiro astronauta Rick Mastracchio. Mas antes de sair da ISS, Mike conta que também comungou. "Essas atividades pedem ser bastante estressantes” –continua narrando a Catholic News Service da sua oficina em Houston, e completa: “Saber que Jesus estava comigo quando fui para fora, ao vazio do espaço, foi importante para mim".

Conta Mike que as práticas de fé são usuais, especialmente entre o grupo de astronautas católicos. E se lhes respeita.

"Meus companheiros (na ISS) sabiam que eu tinha a Eucaristia comigo”, corrobora. “De fato, eu me coordenava com meu comandante russo. Ele sabia de que se tratava. Todos sabiam, mas eu nunca tratei de fazer alarde dele e publicar. Eles respeitavam minha fé e meu desejo de vivê-la, inclusive ali estando em órbita espacial".


De: religionenlibertad.com



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>