18 janeiro 2017

Ela era uma devota protestante e entrou em uma paróquia pensando que a Vigília Pascal duraria 20 minutos



A Vigília Pascal católica pode ser uma experiência repleta de beleza... mas não dura vinte minutinhos, e sim muito mais



Amanda Evinger era uma jovem protestante preparando-se para ser missionária calvinista em uma escola bíblica. Ele tinha aprendido a ouvir a Deus a cada dia em uma experiência peculiar alguns anos antes no deserto de Mojave. Era Páscoa, e sentiu que Deus levou-a a jejuar como os antigos santos que leu.

Rezando na praia do lago, no Sábado Santo, deixou que Deus expressasse a sua vontade. "Eu só ouvia, e logo senti o desejo em meu coração de ir a uma paróquia católica que estava em uma rua um pouco baixo . Eu obedeci."

Quando ela chegou na paróquia leu um cartaz: "Vigília Pascal as 20:h". "Eu estava apavorada por dentro, mas na minha mente protestante uma vigília significava simplesmente ser de cerca de 20 minutos com velas e músicas ao ar livre, então eu fui. Eu pensei, bem, não haverá Missa idólatra, adoração a Maria, nada de ofensivo".

Na verdade, o que ela viu no início é que as pessoas ficavam do lado de fora, na entrada da igreja, com cânticos e velas. Mas depois de alguns minutos, começou uma procissão de entrada. "Eu estava prestes a ir para casa, mas eu sabia que era hora de enfrentar meus medos. Eu tinha que saber se a Igreja Católica era um agente do diabo ou foi realmente a única igreja verdadeira mencionada no Credo dos Apóstolos”.

E assim viu a sua primeira Missa, da Vigília Pascal, o mais longa do ano.



O que viu em sua primeira missa


"Fiquei surpresa à medida que cada mentira que me disseram sobre a fé católica afundava diante dos meus olhos. Por que os protestantes dizem que católicos não leem as Escrituras? Nessa vigília são proclamadas pelo menos seis ou sete leituras. Como eles podem dizer que os católicos não têm nenhuma relação pessoal com Cristo que recebi naquela vigília, muitos deles com tanta reverência, levando-o em seus corpos. E estava claro que ninguém adorava Maria. E a beleza da liturgia tirou o fôlego? .. culto autêntico ao Deus Todo-Poderoso. Eu nunca experimentei nada assim. Quanto dizia a Missa da natureza tremenda do Céu e de Deus! , " disse Amanda em seu depoimento publicado no National Catholic Register.

“Quando ao final da vigília vi algumas pessoas que receberam seus primeiros sacramentos, eu sabia que Deus estava me chamando para fazer o mesmo. Eu não podia resistir ao amor da Igreja Mãe. Os membros de minha família me rechaçariam, meus professores lamentariam, porque Eu tinha títulos de prestígio no departamento de teologia reformada, meu futuro seria incerto, e os meus amigos iriam rir, mas eu já não me importava.”

“Na Páscoa seguinte, recebi meu Jesus, que tanto havia esperado, na Santa Comunhão, como Católica, e minha alma finalmente descansou. Havia chegado em casa , " escreve.

Hoje ela vive com o marido Michael e três filhos que educam (homeschooling) em casa, que é uma pequena casa na pradaria no muito rural North Dakota. Também escreve em algumas publicações católicas. Sua sasa, diz com humor, é cheio de coisas "ultra - Católicas" como imagens de santos e textos devocionais. Mas esse foi o fim de uma jornada que deu muitas voltas.

Uma menina com fé, uma escola anti-cristã
Ele é lógico que escolheu educar seus filhos em casa porque a escola pública em que foi na adolescência perdeu a fé sob pressão.

Ela nasceu em uma família calvinista e, quando criança tinha fé. ""Recordo haver sentido com força a presença de Deus em um acampamento bíblico Reformado nos arredores de Muskegon, Michigan. Eu sabia que Ele existia, e que me amava, e que de alguma forma tudo ficaria bem." Tinha problemas nervosos e de saúde, mas "aquela consciência persistente da majestade de Deus era muito reconfortante."

Mas a escola pública que ia na adolescência era muito hostil à fé cristã, e ela imersa neste novo ambiente. "Eu busquei a Deus em todos os lugares errados. Entrei em religiões da Nova Era, em busca de paz e amor. Passei vários anos vivendo perigosamente longe da graça de Deus, só para acabar em um hospital para adolescentes aos 17 anos."

No hospital mais uma vez ela fez uma oração após anos de afastamento.

Então sua irmã a levou de férias para as colinas, o Black Hills. "Sentada em meio à poderosa criação de Deus, eu orei. Orei! Foram apenas alguns momentos, e não disse palavras, mas isso foi uma verdadeira oração. O tipo de oração que eu anseio ter, até hoje."

Em seguida, passou um ano trabalhando como voluntária com crianças pobres. Conheceu outros voluntários, pessoas alternativas ", que viviam em pecado, mas com uma bondade inconfundível em si, bondade de Deus".


Os voluntários com os pobres
Na Califórnia, chegou a um hospital de voluntários e missionários conduzido por católicos. Quis ajudar ali por muitos meses. Os médicos eram católicos que iam à missa todas as manhãs, em seguida, rezavam o rosário. Um grande Cristo sofredor recebeu os visitantes em um cartaz dizendo "Tenho sede". Eram pessoas inspiradas por Madre Teresa de Calcutá e seu amor pelos pobres. Lá conheceu também pobres mexicanos apaixonados por Deus e pela Virgem de Guadalupe.

Um dia, o médico e vários enfermeiras a levaram para ver o deserto de Mojave. Alí, no enorme espaço, sob o calor escaldante, "senti que Deus mudou meu coração de pedra em um coração de carne. Desde aquele dia eu comecei a orar todos os momentos livres, e desde então olhei para o meu Rei com amor verdadeiro."

Estudando teologia
Foi depois disso que começou a estudar espanhol e teologia protestante. Mas lia muitos clássicos antigos, e muitas coisas não se encaixam com o que via no mundo protestante. Como é que cada denominação protestante era incompatível com as outras em distintas questões importantes da doutrina, caso a caso?

Uma vez, depois de anos de estudo, rezando em uma capela que seu avô tinha ajudado a construir, na qual ele havia orado e lendo João 6 ( "Meu corpo é verdadeira comida, meu sangue é verdadeira bebida, tomai e comei, tomai e bebei ") se questionava por que seus professores liam quase tudo na Bíblia literalmente, mas insistiam em que estas palavras não deviam serem lidas literalmente. Lentamente viu que "não há uma fé protestante: nasceu como um protesto contra a fé católica".

E os monges aos quais lia, pessoas como São Francisco de Assis ... sua santidade o amor a Deus eram inegáveis, eles estavam errados, dia após dia, ano após ano, o que eles pensavam sobre a Eucaristia e a presença real de Cristo?

Tudo isso a levaria, pouco depois, a ter coragem de entrar naquela igreja naquela noite de Páscoa que a transformou.

(Você pode ler o testemunho de Amanda Evinger aqui em Inglês no National Catholic Register)



De: religionenlibertad.com



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>