19 janeiro 2017

Oremos pelos sacerdotes, visto que são "como os aviões, só são notícia quando caem"




MADRI, 17 Jan. 17 / 05:00 pm (ACI).- Depois dos casos de abusos sexuais cometidos por um sacerdote da diocese de São Sebastião (Espanha), seu Bispo, Dom José Ignacio Munilla, pediu novamente perdão durante a homilia da missa no domingo, 15 de janeiro, na catedral. Ele disse que os sacerdotes são como os aviões, “só são notícia quando caem”, e fez uma oração para que a Virgem proteja especialmente aqueles que têm sofrido estas agressões dentro da Igreja.

Dom José Ignacio Munilla sublinhou que a gravidade deste tipo de abusos de menores é “especialmente grande” porque foram “atos cometidos aproveitando-se da confiança que foi concedida a um adulto”, em sua condição, neste caso, de sacerdote.

“A condição de presbítero, ministro sagrado de Jesus Cristo, acrescenta um grau especial de gravidade, pela contradição tão evidente entre esses atos e a santidade do ministério sacerdotal e sua mensagem evangélica”.

Dom Munilla reiterou que a sua agenda “fica disponível para atender de forma prioritária os casos que forem apresentados” e apontou que atualmente estão reorientando a programação pastoral “a fim de que saibamos responder o desafio presente”.

Esta resposta, disse, é realizada através da implementação da legislação civil sobre a proteção de menores em nossa diocese, segundo a qual, todos aqueles que trabalham com menores devem obter o seu certificado de estar livres de antecedentes criminais com relação aos delitos sexuais”.


Além disso, está previsto que “em retiros e exercícios espirituais programados para a formação permanente do clero, abordarão e desenvolverão os temas relacionados à maturidade afetiva sexual, assim como ao conhecimento das patologias em seu desenvolvimento”, como parte da formação espiritual.

O Prelado fez um apelo a “redobrar a oração e a penitência, como instrumentos indispensáveis na luta contra o mal” e propôs “a participação no sacramento da penitência, a Santa Missa, a adoração eucarística, assim como a oração do Santo Rosário, como meios preciosos para isso”.

Durante a homilia, o Bispo recordou palavras do Papa Francisco que diziam: “Os sacerdotes são como os aviões, só são notícia quando caem”.

“Quando um avião cai, vira manchete nos jornais, aparece nos telejornais…. É ‘trending topic’ nas redes sociais… Entretanto, sabemos que no mesmo momento, há cerca de onze mil aviões voando, e que ao longo do mesmo dia, serão realizados 100.000 voos. É profundamente injusto que a entrega da vida toda pelo Evangelho e a serviço dos mais necessitados seja questionada pela suspeita que gera a traição de um companheiro!”, assegurou.

O Prelado animou os fiéis a “apoiar os nossos sacerdotes com alma, coração e vida; conscientes do que dizia o santo padroeiro dos párocos, o Santo Cura D’Ars: ‘O Sacerdócio é o amor do coração de Jesus’”.

Antes de finalizar, o Bispo pediu aos presentes que se ajoelhassem para rezar à Virgem Mãe do Bom Pastor uma oração a fim de pedir especialmente que acolha e proteja aqueles que sofreram abusos dentro da Igreja.

A seguir, a oração na íntegra:

Maria, mãe do Bom Pastor, mãe da Igreja, mãe dos filhos menores, frágeis e vulneráveis… Nestes dias te dirigimos muitas orações, mas neste momento queremos fazê-lo todos juntos, como família, ajoelhados diante de ti, sabendo que é rainha e mãe de misericórdia.

Com o mesmo amor e atenção com que carregou em teus braços o pequeno Jesus, te pedimos que carregue em teus braços e que cuide daqueles que sofreram abusos, especialmente dentro da nossa Igreja. São teus filhos prediletos! Gostaríamos que o sentissem e chegassem a experimentar.

Pedimos também pelo sacerdote que cometeu este dano tão grande, concede-lhe a graça de uma profunda conversão…; e, de forma muito especial, queremos te pedir pela sua família: concede a todos o consolo que só tu sabes dar…

Mãe do Bom Pastor, te pedimos também por esta Diocese de São Sebastião, para que nos conduza pela mão e nos ensine a ser testemunhas do amor do Coração do seu Filho… Por nossa parte, querida Mãe, nos comprometemos a dispor no caminho da renovação e da conversão, necessário para que a nossa Igreja seja fidedigna no momento de proclamar a mensagem do Evangelho…

De: acidigital.com

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>