14 novembro 2017

Reunidos embaixo de uma árvore, na cidade que não tem nenhuma igreja católica: os fiés de lá são exemplo de perseverança


Kizilorda no Cazaquistão vai ter sua primeira igreja

Comunidade de Almaty-Lat, outra diocese do Cazaquistão; exemplo de como os fiéis de Kizilorda poderão fazer crescer a fé no novo espaço

A cidade de Kizilorda, no sudoeste do Cazaquistão, tem uma população de cerca de 270 mil pessoas. A pequena comunidade católica que vive aqui é composta praticamente por todas as pessoas de origem alemã, polonesa ou lituana. Nos últimos 10 anos, eles tiveram como pastor um padre católico que viaja regularmente da cidade de Shymkent, mais de 500 km de distância.

Uma vez que não há templo católico em Kizilorda, os fiéis se reúnem em lar particular para a Santa Missa. Este é um grande problema: há mais católicos na cidade, mas muitos não participam das celebrações porque as celebrações domiciliares podem levantar suspeita de estarem envolvidos em uma seita. Se eles tivessem uma igreja ou pequena capela, sem dúvida, mais católicos participariam da Santa Missa.

As autoridades já aprovaram o estabelecimento de uma paróquia católica. Falta agora preparar o espaço. Foi encontrado um terreno com uma casa que parece ideal: uma parte do imóvel comportaria uma capela, e outros cômodos poderiam ser salas para catequese e outras atividades paroquiais. Há um jardim também, outro espaço disponível para uso paroquial. Finalmente, esse terreno está situado em um bom lugar; não muito longe da estação ferroviária, de modo que os fiéis consigam sair de áreas periféricas e chegar à igreja sem grandes dificuldades.

A ACN já prometeu o auxílio para que a comunidade possa comprar o terreno e ali se estabelecer.



 

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>