01 fevereiro 2018

Uma pesquisa entre protestantes sobre temas básicos da fé o horrorizou e levou-o ao catolicismo


Ryan A. Hall, depois de cinco anos de pastor episcopal, teve que estudar e decidir
Ryan A. Hall foi um clérigo episcopal por cerca de cinco anos (anglicanos nos EUA) quando um dos meninos que ele estava preparando para a Confirmação fez uma coisa peculiar: ele enviou um questionário sobre 10 temas básicos da fé para todos os outros pastores episcopais da sua área, para aqueles que moravam a quatro horas de carro. 

Ryan tinha dado a seus alunos uma lista de sua própria criação: “As 10 coisas do pastor Ryan você deve saber para ser um anglicano ". Na verdade, elas eram 10 coisas muito básicas que praticamente todos os cristãos sérios compartilhavam. Ele havia encorajado seus alunos a seguir a lista e a discutir em casa com um parente ou amigo que não era episcopal, mas que era um cristão praticante e sério. Eles veriam, ele disse a eles que seu amigo concordaria em quase todos os pontos. Foram temas da Bíblia, sacramentos, liturgia ; Não incluiu questões de moralidade sexual ou aborto. 

Por alguma confusão ou por sua própria iniciativa, um estudante não o consultou com um parente, mas enviou-o por e-mail para os dez ou doze pastores episcopais da região. E todos responderam. 

"Os resultados que o estudante trouxe para mim me horrorizaram: apenas dois sacerdotes episcopais concordaram com 3 desses 10 temas tradicionais básicos. A maioria nem sequer concordou em nenhum. Lembro-me de sentar-me à mesa depois que os alunos foram embora, olhando para o espaço. Mortificou-me que em uma diocese episcopal rural - e pensei bastante ortodoxo - no coração da América não havia sacerdote episcopal às 4 horas de condução que concordasse com temas básicos da divindade de Cristo, a liturgia, os sacramentos. ... Algo no anglicanismo estava terrivelmente errado . "

Ele escolheu sua denominação.
Ryan não nasceu na Igreja Episcopal. Ele começou a faculdade. Eu estava procurando por uma igreja "para me encaixar". Em alguns gostava de pessoas, em outros a doutrina e em outros o tipo de adoração. Não havia um que tivesse tudo. Ele quase desistiu quando em Knoxville, Tennessee, a caminho de um jogo de futebol, ele encontrou sua bela catedral episcopal. Ele foi até o dia seguinte, domingo. Um porteiro entregou-lhe o livro de orações para seguir o culto religioso, que incluiu uma espécie de breve catecismo anglicano. Ele gostava do culto, ele gostava da doutrina que ele lia. O culto do domingo o convenceu. 

Estudou direito no Nebraska, onde a diocese episcopal local o aceitou por seus estudos como clérigo. Ele fez seus estudos eclesiásticos em Nebraska, depois em Chicago e uma parte na Inglaterra, em Cambridge. 

Na Inglaterra, ele se apaixonou por história e tradição, com orações e vésperas matinais, com suas canções de coro, sua arquitetura, seus sinos de igreja. 

"De várias maneiras, eu me tornei um filho teológico de John Henry Newman e o ramo da tradição da Igreja Superior do movimento de Oxford", diz ele. Naturalmente, Newman, que era um reformador do anglicanismo do século XIX, acabou se tornando católico. 

Um livro da História da Igreja para pensar
Naquela época ele lia muito, e uma das coisas que ele leu foi 
The Stripping of the Altars, um livro de história de 1992 de Eamon Duffy, um católico irlandês, um professor de Cambridge, um especialista em História da Igreja. Este livro explicou as mudanças religiosas na Inglaterra de 1400 a 1580.  
O livro argumentava que, nos séculos XV e XVI, a devoção católica era forte e profundamente enraizada no povo inglês, em cada um dos seus aspectos: devoções particulares, devoções populares, as fraternidades, as guildas, o clero, a vida monástica ... Enrique VIII confiscou os mosteiros e depois a Reforma encerrou o catolicismo do povo, aplicando um roteirismo sistemático, insistente e poderoso de autoridade política absoluta em um país insular, combinando multas, prêmios e proibições. Duffy mostrou que era falso, como alguns diziam, que o catolicismo inglês tinha sido vazio, vazio e fraco e é por isso que a Reforma o devorou ​​rapidamente. Pelo contrário, foi um catolicismo vivo e forte, e levou ao Estado uma grande pressão contínua e implacável para eliminá-lo. 

Essas coisas fizeram Ryan pensar, mas de volta ao Nebraska eles não pareciam ter muita aplicação. Ele foi ordenado diácono episcopal em 2007, casou em janeiro de 2008 e foi ordenado sacerdote em maio de 2008. Ele aprendeu o que significava ser marido e pastor ao serviço de um paroquiano. No início de 2009 estava no comando, como reitor, de uma igreja anglicana em Dakota do Sul. 

Procurando por onde servir a Deus
Precisamente nos cinco anos que Ryan era um pastor episcopal, o anglicanismo americano acabou se tornando rápido e radicalmente heterodoxo , prejudicando qualquer base bíblica ou tradicional. Ele pensou que não o alcançaria, mas a pesquisa de seu aluno o fez ver que não havia nenhuma base doutrinária lá. 

Por um ano, ele se dedicou a ler intensamente, buscando e investigando ... em que a igreja serviu a Deus? Onde havia uma doutrina firme e clara sobre questões básicas, pelo menos? 

"No começo, olhei para a Ortodoxia, mas depois de ler muita teologia oriental, tive muitas perguntas que ninguém na Igreja Ortodoxa parecia capaz de responder satisfatoriamente. O protestantismo já não era viável para mim, nem intelectualmente nem espiritualmente. Depois de muita dor de cabeça e discernimento, claramente senti que Deus estava me chamando para juntar-se a plenitude da fé católica , " ele escreveu em seu depoimento 
no CHNetwork.org .  

Para então  tinha um diretor espiritual que era" ecumênico mas solidamente católica ", Um monge beneditino, o monge disse: " Se você se apaixonar pela Igreja católica, certifique-se de amá-la como ela realmente é, não como você gostaria que ela fosse . " O mesmo conselho que com uma esposa: ame sua realidade, não uma versão fantástica ou idealizada. 

Na Igreja Católica ... com paciência
Em 1 de maio de 2013, dia de São José o Trabalhador, Ryan e sua esposa entraram em plena comunhão com a Igreja Católica e receberam a Confirmação Católica, após breve curso. Foi no mesmo dia em que ele serviu 5 anos como padre anglicano. Em sua paróquia episcopal, ele foi expulso com maneiras não muito boas e a família se mudou para Nebraska, a região natal de sua esposa. 

Por muitos meses, Ryan teve dificuldade em ser católico. Ele, que tinha sido pastor, que havia estado envolvido em vários ministérios de formação e evangelização, viu que, por muito tempo, não lhe foi oferecido para colaborar em serviços, nem mesmo em Missa ou acólito."Eu não estava mentalmente ou espiritualmente preparado para algo assim". Ele sentiu que toda a sua carreira, toda a sua vida de preparação para servir a Deus, não valia nada. 

O conselho de seu ex-diretor o serviu: ele teve que perseverar em amar a Igreja, como ele era. E aguarde. Esse conselho e perseverança o mantiveram católico, com grande aridez. 

Passaram os anos e, pouco a pouco, ele encontrou espaços onde foi permitido colocar suas habilidades ao serviço da Igreja e a evangelização. É por isso que, em seu testemunho, ele insiste, pensando em pessoas que estão chocadas com a Igreja. "Se agora você só vê os maus aspectos da Igreja ... Dê-lhes tempo e dê-lhes oração, apaixone-se pela Igreja, como é, volte para casa: sua Mãe te chama".



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>