19 agosto 2019

De protestante que jogava o rosário no lixo a católica cuja oração é um "oásis para a alma"




Amanda Evinger reconta seu processo de conversão através de seu relacionamento com a Virgem Maria

Amanda Evinger  era uma calvinista americana que se preparava para ser uma missionária protestante e fora formada na rejeição de qualquer devoção à Virgem Maria. Agora ela é uma católica devota, amante do Rosário e evangelista através, precisamente, do amor de Maria.
Não foi fácil para ela essa mudança em relação à Virgem, porque haviam passado muitos anos confusos em torno dela. “Quando eu estava no Colégio Bíblico Reformado, estudando para ser uma missionária protestante,  lembro-me de ter jogado um rosário que me foi dado, cheio de medo de vê-lo”, explica ela em um artigo no  National Catholic Register , que a Aciprensa coleta  .
Esta mulher, agora mãe de quatro filhos, lembra que na época, embora seu coração "fosse dilacerado ao fazê-lo", ela tinha um profundo medo de ter um rosário próximo, devido a todos os argumentos doutrinários enganosos que "se opunham agressivamente à oração do Rosário ”,  ou qualquer devoção mariana, que ela ouvira durante sua vida.
Aterrorizada por rezar o rosário
Mesmo dentro da Igreja Católica e ajudando como voluntária com as Missionárias da Caridade de Madre Teresa - diz Amanda - "Eu estava com medo de ofender o Senhor se eu rezasse o Rosário".
“Fiquei profundamente perturbada pelo fato de as irmãs sempre usarem um grande rosário ao redor da cintura, e rezavam o Rosário sempre que podiam, abraçando o ensinamento de Madre Teresa:  'segure o Rosário como uma orquídea se apega à árvore. Porque sem Nossa Senhora não podemos suportar ”, diz ele .
Amanda também lembra que as missionárias da Caridade "tiveram um grande zelo de implorar" à família que rezasse o terço. De fato, ela diz que essas religiosas "com coragem e sinceridade batiam nas portas com rosários nas mãos,  perguntando se poderiam rezar um rosário com a família".
As dúvidas em seu coração
"No meio da cultura da morte, onde as famílias são abaladas pelas tempestades de confusão e angústia , o Rosário cotidiano pode atuar como uma arca da salvação", confessa agora esta mulher, no entanto, observou que às vezes ouvir as irmãs orando a fizeram chorar, "enquanto lutavam para descobrir a verdade real e crua sobre os dogmas marianos".
Isso a fez questionar seriamente: “Ela estava dizendo que Ave Maria era realmente uma blasfêmia, como me disseram desde a infância, para tantas pessoas que eu amava e confiava? O que havia de errado em apenas orar a Jesus? Por que alguém 'precisa' orar à Mãe Santíssima? Onde estava a devoção mariana mencionada na Sagrada Escritura?
Por isso,  começou a ler e a procurar respostas  para muitas de suas dúvidas sobre a Virgem: “Refleti sobre os escritos dos primeiros Padres da Igreja, Thomas Merton, São Tomás de Aquino, São Bento, Santa Teresa de Ávila, Cardeal John Neumann e muitos outros ”, disse ela.
Segundo Amanda, alguns anglicanos e protestantes, assim como cristãos ortodoxos, mantêm a tradição da devoção mariana de todo o coração. “Por que Calvino e Zuinglio a abandonaram, e o que isso significou para mim? ”, questionava.
Um oásis de paz em sua alma
"Pouco a pouco,  principalmente orando a bela e venerável oração do próprio Rosário, encontrei a paz",  diz Amanda, acrescentando que suas preces à Virgem respondiam cada vez com mais frequência.
Toda vez que eu me virava para pedir ajuda à Virgem, Amanda começou a  "sentir um oásis de paz em minha alma perturbada".  Além disso, pouco a pouco, começou a compreender a profundidade, a autenticidade e o poder luminoso da devoção mariana e, mais especialmente, do Rosário.
Uma fonte de agradecimento
Ela disse que depois das citações que leu de fontes católicas sobre o Rosário, essa oração "começou a fazer sentido para mim, finalmente, e  as graças que fluem dessa fonte contemplativa começaram a me inspirar como nunca antes" .
“Como o Papa Leão XIII escreveu certa vez: 'O Rosário é a forma mais excelente de oração e o meio mais eficaz para alcançar a vida eterna. É o remédio para todos os nossos males, a raiz de todas as nossas bênçãos. Não há uma maneira mais  excelente de rezar ”, lembrou.
Ela também disse que o Rosário é uma base de esperança, uma fortaleza espiritual e um jardim de fertilidade etérea, ao que os peregrinos católicos recorrem "frequentemente espancados pelas provações da vida e lançados pelas tempestades da tentação".




Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>