17 junho 2013

Vaticano: Papa presta homenagem ao «Schindler italiano», novo beato da Igreja Católica

Beato Odoardo Focherini

Odoardo Focherini, jornalista e pai de sete filhos, salvou dezenas de judeus da perseguição nazista

Cidade do Vaticano, 16 jun 2013 (Ecclesia) – O Papa prestou hoje homenagem ao jornalista Odoardo Focherini, apresentado pelo portal de notícias do Vaticano como ‘Schindler italiano’, que este sábado foi beatificado, lembrando que “salvou numerosos judeus da perseguição nazi”.
O novo beato, pai de sete filhos, foi capturado e preso “por ódio à sua fé católica”, recordou Francisco, e morreu no campo de concentração de Hersbruck em 1944, com 37 anos de idade.
“Demos graças a Deus por esta testemunha do Evangelho da Vida”, disse o Papa, falando na Praça de São Pedro no final de uma jornada mundial dedicada à defesa da vida humana, no contexto do Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013) que se vive na Igreja Católica.
Francisco agradeceu a todos os participantes, vindos de “tantas partes da Itália e do mundo”, em particular às “famílias e quantos trabalham mais diretamente para a promoção e a tutela da vida”.
O Papa saudou também os milhares de proprietários de motos Harley-Davidson, reunidos em Roma para festejar o 110.º aniversário da marca norte-americana.
“Dirijamo-nos ainda à Virgem Maria, confiando toda a vida humana, especialmente a mais frágil, indefesa e ameaçada, à sua proteção materna”, concluiu, após a recitação da oração do Angelus.
Como habitualmente, Francisco despediu-se dos presentes com votos de “bom domingo e bom almoço

Na conclusão da Santa Missa celebrada na manhã deste Domingo, 16 de Junho, na Praça São Pedro por ocasião do Dia do Evangelho da Vida (Evangelium Vitae), no âmbito do Ano da Fé, o Santo Padre Francisco rezou com os fiéis presentes a oração mariana do Angelus. Na sua alocução introdutória o Papa recordou aos presentes que no Sábado 15 de Junho, na cidade de Carpi, foi proclamado Beato Odoardo Focherini, esposo e pai de sete filhos, e também jornalista.
Capturado e encarcerado por causa do ódio à sua fé católica, morreu no campo de concentração de Hersbruck em 1944, com 37 anos de idade. Salvou muitos hebreus da perseguição nazista. Junto com a Igreja presente em Carpi, demos graças a Deus por este testemunho do Evangelho da Vida!
O Papa Francisco agradeceu em seguida a todos os presentes, vindos de Roma e de todas as partes da Itália e do mundo, particularmente as famílias e quantos trabalham mais directamente para a promoção e a tutela da vida. E saudou igualmente os 150 membros da Associação “grávida argentina” reunidos na cidade de Pilar, agradecendo-lhes pelo importante trabalho que estão a fazer.Uma particular saudação dirigiu ainda o Papa aos numerosos participantes ao encontro de motociclistas Harley-Davidson e do Motoclub da Polícia de Estado.
Em conclusão, o Santo Padre convidou os fiéis presentes a se dirigirem a Nossa Senhora para confiar à sua materna protecção toda vida humana, especialmente a mais frágil, indefesas e ameaçada. 

De: news.va

 


Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>