07 fevereiro 2014

Por que os católicos honram os mortos? Isso é bíblico?




Primeiramente, porque nós católicos sabemos que a morte não nos separa de Cristo, como explica Paulo aos romanos:"38Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
39Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 8, 38-39)

  • Jeremias compõe canção fúnebre que seria repetida pelo povo em memória do rei morto:  "
    22 Mas Josias não quis voltar atrás. Em lugar de ouvir as palavras de Necao, que vinham da própria boca de Deus, disfarçou-se para combater e entrou em batalha na planície de Magedo. 23 Arqueiros dispararam contra o rei Josias. Então o rei disse à sua gente: Levai-me; estou gravemente ferido. 24 Seus homens tiraram-no do carro, colocaram-no em outro carro que havia lá, e o levaram para Jerusalém, onde morreu. Foi sepultado no sepulcro de seus pais. Josias foi pranteado por todos os habitantes de Judá e de Jerusalém. 25 Jeremias compôs uma lamentação fúnebre sobre ele. Todos os cantores e todas as cantoras falam ainda de Josias em suas lamentações; é este um verdadeiro costume em Israel. Esses cantos fúnebres figuram no Livro das Lamentações. 26 Os outros atos de Josias, seus atos de piedade, de acordo com o que está escrito na Lei do Senhor, 27 seus feitos e façanhas, desde os primeiros até os últimos, tudo isso se acha relatado no livro dos reis de Israel e de Judá." (2Cr 35, 22-27)
  • Compôs então Davi o seguinte cântico fúnebre sobre Saul e seu filho Jônatas, (II Samuel 1, 17)
  • Mulheres, escutai a palavra do Senhor. E que vossos ouvidos compreendam o que sua boca profere! Ensinai a vossas filhas essa lamentação; cada uma ensine à companheira esse canto fúnebre: (Jeremias 9, 19)

  • filho do homem, entoa um cântico fúnebre sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Eis o que diz o Senhor Javé: Eras um selo de perfeição, cheio de sabedoria, de uma beleza acabada. (Ezequiel 28, 12)

O que ensina o catecismo:
  • 298)      Uma  vez  que  Deus  pôde  criar  do  nada,  pode,  pelo  Espírito  Santo,  dar  a  vida  da  alma  a pecadores, criando neles um coração puro, e a vida do corpo aos falecidos, pela ressurreição, Ele, "que faz viver os mortos e chama à existência as coisas que não existem" (Rm 4,17). E uma vez que, pela sua Palavra, pôde  fazer  resplandecer  a  luz  a  partir  das  trevas,  pode  também  dar  a  luz  da  fé  àqueles  que  a desconhecem. 
  • 682 Ao vir no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos, Cristo glorioso revelará  a disposição secreta dos corações e retribuirá  a cada um segundo suas obras e segundo tiver acolhido ou rejeitado sua graça.
  • 953  A comunhão da caridade. Na "comunhão dos santos" "ninguém de nós vive e ninguém morre para  si  mesmo"  (Rm  14,7).  "Se  um  membro  sofre,  todos  os  membros  compartilham  seu  sofrimento;  se  um membro é honrado, todos os membros compartilham sua alegria. Ora, vós sois o Corpo de Cristo e sois seus membros, cada um por sua parte" (1Cor 6-27). "A caridade não procura seu próprio interesse" (1 Cor [a8] 13,5) O menor dos nossos atos praticado na caridade irradia em benefício de todos, nesta solidariedade com todos os homens, vivos ou mortos, que se funda na comunhão dos santos. Todo pecado prejudica
    esta comunhão.
  • 988    O  Credo  cristão  -  profissão  de  nossa  fé  em  Deus  Pai,  Filho  e  Espírito  Santo,  e  em  sua  ação criadora,  salvadora  e  santificadora  -  culmina  na  proclamação  da  ressurreição  dos  mortos,  no  fim  dos tempos e na vida eterna. 
  • 989    Cremos  firmemente  -  e  assim  esperamos  -  que,  da  mesma  forma  que  Cristo  ressuscitou verdadeiramente dos mortos,  e vive para sempre, assim também, depois da morte, os justos viverão para sempre  com  Cristo  ressuscitado  e  que  Ele  os  ressuscitará    no  último  dia  .  Como  a  ressurreição  de  Cristo, também a nossa será  obra da Santíssima Trindade: (Parágrafos relacionados 655,648)Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo  Jesus  dentre  os  mortos  dar    vida  também  aos  vossos  corpos  mortais,  mediante  o  seu  Espírito  que habita em vós (Rm  8,11). 
  • 990 O  termo "carne" designa o homem em sua condição de fraqueza e de mortalidade[a15] .  A "ressurreição da carne" significa que após a morte não haverá somente a vida da alma imortal, mas que mesmo os nossos "corpos mortais" (Rm 8,11) readquirirão vida. (Parágrafo relacionado 364) 
  • 991 Crer na ressurreição dos mortos foi, desde os inícios, um elemento essencial da fé cristã. "Fiducia christianorum resurrectio mortuorum; ilíam credentes, sumus - A confiança dos cristãos é a ressurreição dos mortos; crendo nela, somos cristãos": (Parágrafo relacionado 638)
    Como podem alguns dentre vós dizer que não há  ressurreição dos mortos? Se não há  ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação é vazia é também a vossa fé. Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos, primícias dos que adormeceram (1Cor 15,12-14-.20).
 
Essa é a nossa fé, sabemos que os santos estão em comunhão com Deus,  e sua memória nos faz sermos imitadores de Cristo, pois quando imitamos a um Santo, imitados a Cristo.

Pois o nosso Deus é assim: "Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Ex 3,6)? Ora, ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos." (São Mateus 22, 32)

Católico, nunca sinta vergonha da sua igreja, ela é "coluna e sustentáculo da verdade" (1Tm 3,15)


Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>