24 outubro 2014

5 passos para reassumir o controle da própria vida


Padre Chrystian Shankar

5 conselhos para ajudá-lo a superar os desafios da vida e ser feliz agora!
Há um ditado que diz que "Deus escreve certo por linhas tortas"... Eu acredito que "Deus escreve certo por linhas certas" – nós, com a visão limitada pela mortalidade, é que muitas vezes não compreendemos plenamente os meios pelos quais Ele nos ensina aquilo que precisamos aprender.
Algumas vezes, as preocupações que nos consomem parecem não ter solução e chegamos a pensar em desistir de tudo.
Se seu fardo de problemas estiver pesado demais para carregar, ou se sua realidade atual for muito diferente daquilo que você sempre sonhou, leve em consideração os seguintes conselhos:

1. Lembre-se que você é um filho especial de Deus, com destino e propósitos divinos!
Nosso Pai Celestial o ama e conhece individualmente. Ele conhece seus dons e também suas fraquezas. Confie Nele, abra seu coração a Ele para agradecer e também para suplicar por sabedoria para enxergar sua situação atual com uma perspectiva eterna, peça forças, paciência e o que mais for necessário para enfrentar os problemas que você está tendo que enfrentar agora.
"Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á." (Lucas 11,10)

2. Construa e siga metas claras!
Grandes projetos são mais fáceis de serem atingidos quando divididos em metas de curto prazo. Por exemplo, a meta de fazer uma grande viagem em família envolve vários preparativos, tais como escolher o destino, planejar o roteiro, decidir o meio de transporte, providenciar a documentação necessária (para o caso de viagens internacionais), economizar o dinheiro suficiente.
Na história "Alice nos País das Maravilhas" chega um momento em que Alice se depara em uma encruzilhada. Ao questionar o Gato Sorridente em relação a qual caminho seguir, este lhe responde que quando não sabemos onde queremos chegar, não importa qual caminho vamos tomar.
Não deixe sua vida seguir sem rumo! Trace seus objetivos e trabalhe neles.
E, principalmente, não se deixe intimidar pelas dificuldades que surgirem no caminho.

3. Seja capaz de tomar decisões e de corrigir rotas, quando necessário.
Lembre-se que toda escolha implica em alguma perda. Aprendi que o grande desafio da vida não consiste em escolher entre aquilo que é "bom" e aquilo que é "mau". Isso qualquer um consegue enxergar.
A maior dificuldade reside em escolher entre o que é "bom" e o que é "melhor". Isso exige muito discernimento e senso bem definido de prioridades na vida.
Nesse exercício do livre arbítrio, algumas vezes vamos acertar e outras vezes, errar.
Para isso existe o arrependimento e a possibilidade de recomeçar, de tentar novamente.
Muitas vezes, somos bem tolerantes com as falhas das outras pessoas. Mas somos verdadeiros carrascos quando se trata das nossas falhas e imperfeições.

4. Não se deixe ser controlado pelas circunstâncias, pelo ambiente e nem por seus conflitos internos.
Não se permita ser refém do meio em que vive; das pessoas que te cercam; de suas limitações físicas e nem mesmo de seus medos e traumas.
Se necessário, busque ajuda espiritual e até profissional para superar aquilo que você sente que está saindo do controle. Mas lembre-se que o profissional ou o líder religioso apenas poderá indicar o caminho.
Quem tem o poder de controlar sua vida é apenas você.


5. Seja grato!
Um dos maiores pecados que podemos facilmente incorrer é o pecado da ingratidão.
Em meios aos nossos desafios diários, nos concentramos tanto naquilo que "precisamos" que, muitas vezes, esquecemo-nos de agradecer por tudo aquilo que já "recebemos".
Exercite a gratidão anotando em um diário ou agenda todos os motivos que teve, naquele dia, pelos quais deve ser grato a Deus. Se não conseguir enxergar nada pelo que agradecer naquele dia, ore para que o Pai Celestial avive sua memória e, certamente, sua mente será inundada por dezenas de bênçãos pelas quais agradecer.
Todos nós passamos por muitos desafios e situações em que nossa "cruz" parece ser impossível de ser carregada.

Nunca se esqueça de que Deus o ama! Trace metas, defina aonde você quer chegar. Trabalhe nessas metas, faça uma avaliação semanal delas e corrija o que precisar ser corrigido. Se não conseguiu agora, tente de novo, reavalie e siga em frente.
Reassuma o controle de sua vida e nunca se esqueça de ser grato por tudo àquilo que Deus já fez por você.
Não adie sua felicidade. A hora de ser feliz é agora!

Deus te abençoe!


De: padrechrystianshankar.com.br
 

Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>