02 agosto 2016

Periodista iraniano do Wall Street Journal anuncia que se tornou católico depois do EI degolar o padre Hamel





Sohrab Ahmari, um periodista nasceu em Teerã mas que desde os 13 anos se educou nos Estados Unidos, especializado em informação política internacional e autor de um livro sobre dissidentes na Primavera Árabe, anunciou por Twitter no dia 27 de julho passado, com a hashtag #IAmJacquesHames (#YosoyJacquesHamel), que "este é o momento correto para anunciar que me estou convertendo-me ao catolicismo com formação em @LondonOrat".

Se refere ao Oratório de Brompton em Londres (www.bromptonoratory.co.uk), uma igreja católica de grande tamanho, conhecida por sua liturgia tradicional (em latim e inglês) e abundância de missas (cinco cada dia, duas em latim, que facilitam a preceito atraindo a turistas e imigrantes).


Mensagem apagada por causa dos "loucos da Internet"
Devido à atenção que atraía sua mensagem de Twitter que estava enlaçada com a conta do Oratório e a preenchida de "loucos de Internet", Ahmari apagou depois esse anúncio, e o substituiu por este outro: "Aos novos seguidores [da conta]: apaguei meu tuite anunciando minha conversão, para evitar atrair a atenção de loucos de Internet a minha igreja. Fora isso, bem vindos".

Perguntado se segue mantendo sua conversão, responde: "Sem dúvida. Simplesmente não quero que milhares de usuários do Twitter marquem e abarrotem a conta da igreja".

Relação com o padre Jacques Hamel
Sohrab Ahmari, que é na atualidade editor na edição europeia do Wall Street Journal (é crítico com as políticas apaziguadoras de Obama a respeito do Irã) relaciona mediante a hashtag "#IAmJacquesHames" o anuncio de sua conversão com o assassinato do padre Jacques Hamel passado terça-feira na França sob as mãos dos jihadistas do Estado Islâmico. Ahmari enlaça diversos artigos sobre o padre Hamel em sua conta do Twitter.

Ahmari demonstra uma grande coragem e vontade de desafio, porque o islamismo castiga a renúncia explícita ao Islã com a morte.

Sohrab Ahmari, licenciado em Direito pela Universidade Northeastern, em Boston, começou a trabalhar como periodista em 2009, depois das eleições iranianas de 2009.


Questionado quando criança por Star Wars
Em 2012 publicou um livro sobre dissidentes e ativistas na primavera árabe: Arab Spring Dreams. Nele contava algumas coisas sobre si mesmo: por exemplo, que sendo criança em Teerã foi interrogado por agentes de segurança por levar um videocassete de "Star Wars" à escola, em uma época em que os filmes ocidentais estavam proibidos no Irã. Os agentes lhe perguntaram muitas coisas sobre seus pais, e a ele lhe castigaram no colégio. Por isso, apreciou o contraste de liberdade quando chegou aos EUA em 1998, com treze anos.


Como periodista tem entrevistado a algumas personalidades católicas de grande alcance, como Jean Vanier (www.jean-vanier.org), fundador de a Comunidade da Arca, e o expert em bioética norte americana Leon Kass.


Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>