06 abril 2018

Ele era muçulmano e tornou-se católico, fugiu ameaçado e retornou à Argélia como padre missionário.



Padre Cheknoun fala sobre um fenômeno de conversão na Argélia - Le figaro

De Ali ele se tornou Paul Elie (Pablo Elías) e de muçulmano a padre católico . A vida do padre Cheknoun não tem sido fácil, porque ser convertido ao cristianismo na Argélia é algo que pode custar a vida a qualquer um que o tente. 

Ele estava perto da morte, mas conseguiu fugir para a Bélgica, onde obteve asilo, e uma vez que descobriu sua vocação, foi ordenado sacerdote em 2016 na 
dinâmica diocese francesa de Toulon . Mas ele não esquece de onde vem, e de vez em quando, e a pedido do Bispo da Argélia, ele viaja para seu país natal como missionário, apesar do risco que isso acarreta. 

A voz dos cristãos que vêm do islamismo
Ele é um dos convertidos que deixaram o islamismo para o cristianismo, mas a maioria não pode ser enfrentada por causa do perigo de suas vidas. E para ser sua voz, o padre Cheknoun foi um dos convidados para a 
Ajuda à Igreja que Sofre na França para apresentar a campanha da Quaresma. 
Em uma entrevista no Le Figaro, este padre católico fala de sua conversão e dos riscos que isso acarreta para todos aqueles que seguem esse mesmo caminho. Além disso, sua história pessoal tem episódios suficientes. 

No Islã, um Deus distante 
"Eu nasci em uma família muçulmana e cresci nesta religião, mas desde que eu era jovem fiquei desapontado com o que o Alcorão ensina sobre Deus. O deus do islamismo é muito distante. Ele não se permite estar perto, como se estivesse lá para nos punir quando transgredimos as leis do Alcorão. O desagradável foi ver que no Islã tudo foi construído sobre o medo da punição ", explica. 

A morte de sua irmã marcou um ponto de virada porque ele ficou tão chocado que o levou a se rebelar contra o Islã e contra Deus. Então ele perdeu a fé e passou um período cheio de ateísmo no meio de uma família muçulmana. 

No dia em que lhe falaram sobre Cristo.
No entanto, em 1999, um primo o apresentou a uma comunidade evangélica clandestina na região da Cabília, no norte do país, e de onde ele é natural. Recorda que naquele momento "o pastor me anunciou diretamente que Jesus morreu e ressuscitou por nossos pecados, e foi algo que me comoveu profundamente". 

"Senti um grande calor em mim e ouvi como Cristo falou comigo e me contou tudo o que ele queria. Eu me senti amado, amado por Deus! O medo se transformou em amor! Eu chorei de felicidade, então, eu me tornei um cristão! "

O missionário que o levou ao catolicismo
Mas este não foi o fim do caminho. Por vários anos ele foi para esta comunidade clandestina até que em 2005 ele conheceu o irmão Ismael, da comunidade de San Juan. O agora padre Cheknoun recorda que o missionário tinha ido para a Argélia "inspirado por um chamado do Senhor para anunciar o amor de Deus aos muçulmanos. Fez-me descobrir a riqueza espiritual da Igreja Católica e claramente sentia em mim o chamado do Espírito Santo para me tornar um padre católico e missionário, a fim de aumentar a consciência da profundidade do amor de Jesus a todos e especialmente aos nossos irmãos muçulmanos na Argélia, meu país". 

Sua conversão chamou, então, a atenção e uma vez que sabia que havia deixado o Islã e agora era católica ele e sua família receberam ameaças de morte de fundamentalistas islâmicos . E seus parentes não o haviam rejeitado por isso. "Essa tolerância da minha família foi uma graça do Senhor, meu pai acolheu minha conversão. Eu sou uma exceção porque conheço convertidos na Argélia que foram expulsos de suas casas. O amor de Jesus Cristo tocou toda a minha família. 

Em 2006 ele foi forçado a fugir para a Europa e recebeu asilo na Bélgica, onde em 2007 ele recebeu a confirmação da 
Comunidade das Bem - Aventuranças e estava lá quando foi rebatizado de Paul Elie. 

Seu próprio pai muçulmano entregou-lhe a casula
Uma vez na Igreja Católica e com um forte chamado ao sacerdócio em 2010 ele se juntou ao Fellowship Missionary John Paul II (FMJP2) no seminário existente na diocese de Toulon e cujo principal carisma é a evangelização. 
Em 2016, foi ordenado sacerdote pelo monsenhor Dominique Rey, onde viveu um momento especial. Seu próprio pai, um muçulmano, deu a seu filho a casula e a estola com a qual ele realizaria seu ministério sacerdotal. 

Sacerdote e missionário em seu próprio país
Nessa época, o padre Cheknoun não pode dar muitos detalhes, mas realiza seu ministério sacerdotal e missionário entre a França e a Argélia. "Sou vigário de uma paróquia na Argélia, chamado pelo bispo da diocese. Mas eu não posso ficar o tempo todo. Quando estou na Argélia, saúdo como sacerdote e com discernimento os muitos novos cristãos que nos procuram. Mas eu não posso fazer missão fora da igreja. Se eu sair, não devo usar nenhum sinal religioso cristão, caso contrário corro o risco de ser atacado. " 

Este padre assegura que na Argélia vivem cerca de 200.000 convertidos, um "fenômeno que ocorre desde os anos 90", especialmente em grupos evangélicos, mas que também afeta o catolicismo. 
"Isso ocorre em toda parte (na Argélia), mas especialmente na região da Cabília. Lá nós vivemos nossa fé mais livremente. Em outras partes da Argélia, os convertidos do islamismo ao cristianismo devem realmente se esconder ", confessa este religioso de 44 anos.

Dessa forma, o padre Cheknoun conta, por experiência, que "os muçulmanos convertidos precisam aprender a sobreviver em uma sociedade que é frequentemente hostil". Devemos ter em mente que eles são perseguidos e, muitas vezes, rejeitados por seus familiares e amigos. Eles são considerados traidores e apóstatas ".



Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>