01 dezembro 2011

Donde me vem esta honra...?


39.Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40.Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41.Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42.E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43.Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44.Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45.Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! (Lc 1,39-45)

E mais uma vez nos aproximamos do Natal de Jesus. Mas parece que cada vez mais confundimos com o natal do Papai Noel.
Já falei que não tenho nada contra o bom velhinho, é uma figura lúdica, algumas crianças gostam, outras nem querem chegar perto. Eu não acho que esses símbolos são demoníacos, perniciosos, mas os cristãos precisam resgatar para si e para a sua família que é a comemoração no calendário, - tanto gregoriano como litúrgico, do nascimento do Salvador Jesus.

Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
Você já se fez a mesma pergunta de Isabel?
Por que sua prima prestou tamanha reverência a Nossa Senhora?
É lícito imitar a esposa de Zacarias nos dias de hoje?

Nós temos a convicção de que em primeiro lugar, devemos honrar a Deus, adorando-O como nosso primeiro princípio e fim último, a fonte infinita de tudo o que somos e temos.

E a bíblia ensina: Adiantai-vos em honrar uns aos outros. (Romanos 12,10)

Portanto, dar honra a Maria não é anti-bíblico, muito pelo contrário.

E nessa atmosfera de luzes e desejos de felicidades, encontra-se Maria, aquela que deu à luz o Salvador da humanidade.
Não podemos prescindir desse presente que Jesus nos deu na cruz (cf Jo 19,27). O Filho quis repartir com a humanidade sua própria mãe.

Usando a simbologia de que Natal é também tempo de dar presentes, ofereçamos aos nossos familiares o mesmo mimo que Jesus nos deu: sua Santa Mãe.

Se você não é acostumado, faça pelos menos nesse período natalino a oração do terço em família. Desligue a TV por uma hora e recite essa oração em honra à Mãe de Deus e nossa.
Se você não sabe como presentear alguém nesse Natal, eu te dou uma dica, dê um terço ao seu irmão.

Paz e Bem


Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>