29 dezembro 2011

Se uma criança não aprende a rezar em família, este vazio será difícil de preencher depois

28/12/2011) A família é Igreja doméstica e deve ser a primeira escola de oração assim como a Sagrada Família de Nazareth é ícone da Igreja domestica chamada a rezar juntos.
Na ultima audiência geral de 2011 e apenas a três dias do Natal, perante cerca de 7.000 pessoas congregadas na Sala Paulo VI no Vaticano Bento XVI referiu o exemplo da Casa de Nazareth como escola de oração, um modelo iniludível para os cristãos, porque – afirmou - precisamente através da oração tornamo-nos capazes de nos abeirarmos de Deus com intimidade e profundidade
Estas as palavras de Bento XVI em português
Queridos irmãos e irmãs,

No clima natalício que nos envolve, convido-vos a reflectir sobre a oração na vida da Sagrada Família de Nazaré, tomando por modelo Jesus, Maria e José. Como toda a família judia, os pais de Jesus – tinha ele quarenta dias - sobem ao templo para consagrar a Deus o filho primogénito. Maria ouve lá, do velho Simeão, palavras que lhe anunciam glórias e tribulações. Ela «guardava todas estas coisas no seu coração». Esta capacidade de Maria era contagiosa, sendo o seu primeiro beneficiário José. De facto ele, com Maria e sobretudo depois com Jesus, aprende a relacionar-se de modo novo com Deus, colaborando no seu projecto de salvação. Como era tradição, José presidia à oração doméstica no dia a dia: de manhã, à noite e nas refeições. Assim Jesus aprendeu a alternar oração e trabalho, e a oferecer a Deus o suor e cansaço para ganhar o pão de cada dia. Se uma criança não aprende a rezar em família, este vazio será difícil de preencher depois. Possam todos descobrir, na escola de Nazaré, a beleza de rezarem juntos como família.
* * *
Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha saudação amiga, vendo a vossa presença como a ocasião propícia para confiar ao Pai do Céu as vossas famílias e os sonhos de bem que abrigam no coração. Recebei, como penhor de paz e consolação, a minha Bênção Apostólica.



Fonte: Radiovaticana.org

Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>