17 abril 2012

É fácil ser cristão? Tentativa de assassinato na Nigéria


Comemorávamos a páscoa em paz e tranquilidade

Dom Matthew Man-oso Ndagoso fala da tentativa de assassinato sofrida no domingo

ROMA, segunda-feira, 16 de abril de 2012 (ZENIT.org). - "Nós tínhamos sido avisados ​​da possibilidade de novos ataques. Mas ninguém sabia como e quando seria. Por isso, celebrávamos a páscoa em paz e tranquilidade".

Por telefone, dom Matthew Man-oso Ndagoso, arcebispo de Kaduna, Nigéria, conta para Ajuda à Igreja que Sofre que, durante a missa de páscoa, a polícia parou um carro que se dirigia à igreja evangélica da cidade. O homem ao volante tentou escapar, mas "o carro explodiu de repente" muito perto de outra igreja. Fontes locais falam de 38 mortos, mas o arcebispo diz que "ainda é impossível fornecer uma estimativa precisa". Entre as vítimas, numerosos mototaxistas, que iriam levar os fiéis para casa, e alguns mendigos que pediam esmolas.

A comunidade está apavorada, mas dom Ndagoso garante que "não pretende deixar Kaduna". Nestes tempos difíceis, o prelado refez à comunidade o mesmo convite de sempre: "Continuem vindo à igreja e rezem pela paz. E perdoem, mais uma vez".

As atividades normais ainda não foram retomadas. O arcebispo não pôde ainda encontrar as famílias das vítimas, entre as quais há muitos muçulmanos. "Não foi decretado toque de recolher, mas é mais seguro ficar em casa", diz ele.

O ataque não foi reivindicado, mas é fácil pensar na seita islâmica Boko Haram. "Esse grupo já se manchou com massacres muito parecidos. Mas não temos certezas". Na noite de domingo, outra bomba explodiu em Jos, ferindo algumas pessoas.

Dom Ndagoso está convencido de que a única esperança para a Nigéria ("para todos, não apenas para os cristãos") é o diálogo entre as comunidades religiosas e com as autoridades civis. Mas antes é preciso receber ajuda externa. "Se ninguém investe na Nigéria, nunca haverá trabalho para os nossos jovens. E o diálogo nunca terá bases sólidas".

Fonte: Zenit

Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>