30 maio 2012

Jesus teve irmãos?

Por que os Evangelhos falam dos “irmãos” de Jesus?

No Evangelho, existem muitas expressões e passagens que se referem aos irmãos de Jesus. Segundo uma interpretação difundida, isso significaria que Jesus não era o único filho de Maria. A Igreja Católica sustenta que Maria não teve outros filhos, que foi sempre virgem e que esta afirmação não está em contradição com o Evangelho.

Nos Evangelhos, escritos em grego, a expressão “irmãos de Jesus” aparece frequentemente. Ainda que, em grego, esta palavra se refira aos filhos dos próprios pais, isso não significa que Maria teve outros filhos. De fato, no uso bíblico, a expressão abrange uma realidade muito mais ampla.


Outras expressões e passagens dos Evangelhos apresentam a mesma dúvida com relação aos irmãos de Jesus. Porém, situados em seu contexto cultural, já não se opõem a que Jesus seja o filho único de Maria.


No entanto, algumas passagens parecem confirmar que Maria não teve mais do que um filho. É o que afirmaram, em sua maioria, os escrivães dos primeiros séculos. Atualmente, os exegetas de diversas igrejas concordam em uma interpretação mínima que não se opõe a que Jesus seja o filho único de Maria.


Para a Igreja, afirmar que Jesus é o único filho de Maria e de José é defender a doutrina de “Maria sempre Virgem”.


Isso é deduzido da Escritura assim como a Tradição a interpreta. E as conclusões da exegese moderna não se opõem a esta interpretação.

Fonte: Aleteia.org 

Deixe um comentário...
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>