06 novembro 2012

Dom Luciano Mendes de Almeida: a caridade em pessoa

 Cidade do Vaticano (RV) - A causa de beatificação e canonização de Dom Luciano Mendes de Almeida, falecido em 27 de agosto de 2006, após ter dirigido a arquidiocese de Mariana (MG) por 18 anos entra em um novo estágio agora que o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, pediu à santa Sé a abertura do processo.

A aprovação da Congregação das Causas dos Santos é o primeiro passo da causa, que continua com a coleta de material pelo tribunal diocesano, o qual analisa presumíveis milagres e ouve testemunhas.

Entretanto, o povo já considera Dom Luciano um santo cujo traço mais marcante de sua personalidade é a caridade. Quem o confirma é Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Dom Luciano é uma figura que marca muito a Igreja no Brasil. Ele teve uma atuação que se projetou em toda a América Latina e em muitos países na Europa, especialmente na Itália. Dom Luciano é uma figura admirável pelo brilho de sua inteligência, uma memória prodigiosa, um homem cheio de qualidades, de virtudes, mas sem dúvida alguma, o traço mais marcante de Dom Luciano é a caridade. Dom Luciano era um servidor dos humildes, dos pequenos, dos pobres, dos marginalizados. Em São Paulo, teve uma atuação muito importante, especialmente junto às crianças e menores. Ele é um dos iniciadores da Pastoral do menor no Brasil e marcou muito a Arquidiocese de Mariana. O clero e o povo de Mariana têm profunda veneração por Dom Luciano. Um sinal disso é a visitação de seu túmulo, na cripta da Catedral de Mariana, onde há sempre pessoas em oração”.

Quando encaminhamos o pedido a Santa Sé para a autorização ao início do processo de beatificação, pudemos contar com o apoio de mais de 300 bispos que subscreveram este pedido enviado à Congregação para as Causas dos Santos. Estamos aguardando a resposta, sabemos que estes processos caminham muito lentamente, porque graças a Deus o número de causas que chega à Congregação é muito grande e, entre estas, encontra-se esta figura tão querida e tão venerada entre nós: Dom Luciano Mendes de Almeida”.

O Arcebispo de Mariana está certo de que a santidade de seu predecessor será reconhecida em breve.

Tenho certeza de que este processo vai caminhar muito rapidamente, tenho certeza de que sua fama de santidade - que hoje já é reconhecida - será também reconhecida oficialmente pela Igreja e nós esperamos ter em breve Dom Luciano proclamado Beato, preparando-se assim para a sua canonização”.
“Seu legado principal é o amor, o amor a todos, indistintamente, sobretudo o amor aos humildes e pequenos; e sua atitude de serviço. Em Mariana se repete muito a frase de Dom Luciano “em que posso lhe ajudar?”. Esta frase estava nos seus lábios permanentemente cada vez que se aproximava de alguém, e ainda ecoa em nossos ouvidos, em nosso coração. Prova disso foram as últimas palavras que disse antes de ser sedado e entrar no sono do qual não mais acordou: “cuidem dos pobres, não se esqueçam dos pobres”. Estas palavras de Dom Luciano são levada muito à sério pela Arquidiocese de Mariana, especialmente no empenho que buscamos para manter viva esta chama de serviço aos pobres: não se esqueçam dos pobres. E, de fato, não podemos nos esquecer daqueles que são os prediletos de Deus”.


Deixe um comentário
Siga-nos no Facebook. Curta essa página==>>